Lucas Lemos [Canal Içara]
Economia | 17/03/2022 | 11:08
Santa Catarina tem três cidades entre as 20 melhores do país para empreender
Florianópolis, Joinville e Blumenau se destacam na lista, que traz ao todo 101 municípios brasileiros
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Embora sem representantes do Sul do Estado, Santa Catarina tem três cidades entre as 20 melhores do país para empreender. Florianópolis aparece na segunda posição, Joinville está em nono lugar e Blumenau é a 20ª colocada no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo criado pela Endeavor e, nesta edição, produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Ao todo, a lista traz 101 municípios brasileiros.
São Paulo continua na liderança, conforme o levantamento feito com base em dados de 2021. O estudo é o principal raio-X do ambiente de negócios brasileiro e serve como norteador para o avanço do setor, revelando para gestores públicos quais aspectos precisam ser valorizados ou melhorados nas cidades.
Os dados apresentados se baseiam em sete fatores determinantes para o sucesso do empreendedorismo: ambiente regulatório; infraestrutura; mercado; capital financeiro; inovação; capital humano; e cultura empreendedora.
No quesito ambiente regulatório, os três municípios catarinenses estão no top 10, o que significa pouca burocracia e valores de taxas e tributos locais bem atrativos para o empresariado.
Em relação à infraestrutura de transportes e condições urbanas, ao item mercado, ao acesso ao capital para empreender, à inovação e ao capital humano apenas Florianópolis está entre os dez melhores do Brasil. A capital catarinense lidera a lista no quesito capital humano, com acesso e qualidade da mão de obra básica e especializada. Já entre as dez cidades que se destacam pela cultura empreendedora não há representantes de Santa Catarina.