Economia | 09/04/2012 | 09:35
SC é terceira em cooperativismo
Especial da agência Digital ABC
Compartilhar:
Santa Catarina é o terceiro Estado brasileiro em número de associados a cooperativas. São 1,2 milhão de associados. O primeiro é São Paulo com 3,4 milhões, seguido do Rio Grande do Sul com 1,9 milhões. As informações constam do relatório “Indicadores do Sistema OCB” divulgado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Marcos Antônio Zordan, considera que na relação território/cooperados Santa Catarina desponta como a unidade federativa de maior densidade associativa. Na geração de empregos diretos, a região Sul é a que tem maior quadro de colaboradores com 152 mil e 10% de expansão. O Sudeste figura em segundo com 94 mil e 13% de crescimento.
O cooperativismo catarinense, segundo Marcos, tem crescido acima da média, principalmente quanto a participação do número de associados das cooperativas. “Isso confirma que o trabalho desempenhado pela Ocesc tem dado certo, especialmente no que se refere a prática dos princípios”. Em 2011, o crescimento econômico foi de 17%, enquanto o quadro social cresceu 12%.