logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Décio Batista [Unesc]

Economia | 17/04/2025 | 09:16

SC Mais Inovação impulsiona conexão entre conhecimento e desenvolvimento regional

Conferência reúne poder público, universidades e setor produtivo para fortalecer o ecossistema de inovação

Especial de Marciano Bortolin, da Unesc

Compartilhar:

O setor de tecnologia representa 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina. Trata-se de uma área que emprega muito, paga bons salários e possui competências transversais, com profissionais atuando desde a indústria até o comércio. Por isso, esse segmento estratégico foi o foco das atenções nesta quarta-feira, dia 16, no Centro de Inovação Criciúma (CRIO), durante uma das etapas das Conferências Microrregionais de Inovação, promovidas pelo Programa SC Mais Inovação.

“A presença do Programa SC Mais Inovação no Sul catarinense representa um marco na consolidação de um ecossistema que valoriza o conhecimento como ferramenta de transformação social e econômica. As universidades comunitárias, por meio da Acafe, têm um papel estratégico nessa construção, pois conectam ciência, território e pessoas. A Unesc, como gestora do Centro de Inovação, tem orgulho em contribuir com esse movimento que envolve o poder público, o setor produtivo, a academia e a sociedade. É nesse espaço colaborativo que a inovação ganha sentido e se transforma em desenvolvimento regional”, ressalta a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Os encontros contaram com representantes do poder público, da iniciativa privada, de Instituições de Ensino Superior, além de estudantes, pesquisadores e empreendedores. O principal objetivo do evento foi aproximar o ecossistema de inovação da sociedade e estimular o desenvolvimento de projetos concretos alinhados às realidades locais. Coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e executada pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), a ação destaca o papel estratégico das universidades comunitárias como elo entre conhecimento e prática.

“Nos unimos para atingir os objetivos traçados com a Acafe para que as conexões necessárias para o desenvolvimento do setor sejam aproximadas e para que consigamos gerar mais desenvolvimento. A conferência microrregional busca difundir as ações para que as pessoas nos ajudem a sensibilizar e reunir o número máximo possível de atores em prol da inovação”, cita o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

Ações estratégicas

As contribuições levantadas em cada encontro irão subsidiar políticas públicas e ações estratégicas voltadas à consolidação da inovação como motor do desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina. “ Durante a conferência foram apresentadas todas as possibilidades que o Governo do Estado oferece para aproximar pessoas, processos, oportunidades e negócios. O objetivo é fazer com que as empresas compreendam as possibilidades, como incentivos fiscais e editais de fomento, que podem fortalecer a matriz econômica já existente, mas também enxergar perspectivas de novas vertentes para a região”, comenta a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.

“O projeto percorre as 21 microrregiões de Santa Catarina em diálogos com todos os atores do setor, tratando de um modelo que envolva todos os parceiros. O programa tem as entregas no setor público, no setor produtivo, relação com a academia e, principalmente, transformando as regiões por meio deste movimento”, relata o coordenador-geral do SC Mais Inovação, Adriano Rodrigues.