Economia | 21/11/2013 | 11:39
Secretaria reduz custos do campo
com informações de Alexandra Cavaler, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Ao optar pela inspeção através da Secretaria Municipal de Agricultura, José Vieira conseguiu reduzir em 90% o custo do serviço. Assim como ele, outros agricultores da cidade já observaram também a possibilidade de economia através do auxílio público. Desde setembro, foram realizados 52 atendimentos, dentre eles, 34 clínicos e 18 de inspeção.
“Os animais precisam estar 100% saudáveis e por isso realizamos exames periódicos para excluirmos os riscos que contaminação por vírus ou bactérias. Este monitoramento teria um custo bastante elevado. Mas o serviço oferecido nos garantiu uma economia bastante significativa”, salienta José.
“A procura tem sido bastante significativa uma vez que a agricultura em Içara cresce, assim como a evolução e troca da fumicultura para a bovinocultura leiteira. Isso tem ampliado os serviços e os atendimentos. Por ser um ramo novo o produtor busca auxílio para um melhor entendimento”, explica o veterinário Saulo Da Bolt Goularte.
Para receber o apoio veterinário e também o auxílio com máquinas, os agricultores devem fazer procurar a secretaria das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda à sexta-feira. Conforme o secretário Silvio Viana, a despesa dos agricultores é apenas com o material utilizado nos casos de atendimentos clínicos. “Os demais itens, relacionados ao atendimento do especialista, são oferecidos sem custo para o produtor”, explicou.