logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 03/08/2022 | 20:24

Setor químico: primeira rodada de negociações é marcada

Representantes dos trabalhadores e das empresas vão se reunir na segunda-feira, dia 8, na sede do sindicato patronal

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Está marcada para segunda-feira, dia 8, a primeira reunião entre diretores do sindicato laboral e representantes das indústrias químicas da região para discutir a convenção coletiva da categoria, que tem data-base em 1 de agosto. A rodada inaugural de negociação terá início às 11 horas, na sede do sindicato patronal, no Centro Empresarial de Criciúma.

O encontro ocorrerá antes da divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que indicará a inflação de julho e a acumulada nos últimos 12 meses. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciará os percentuais na terça-feira, dia 9. Ao todo, a negociação abrangerá mais de 3 mil trabalhadores que atuam em quase 100 empresas da indústria química da região Sul do Estado.

Os pleitos dos trabalhadores foram entregues em junho e, desde então, a classe patronal avalia as reivindicações. Entre os principais pontos estão a reposição da inflação e ganho real nos salários; valorização do Programa de Lucros e Resultados (PLR) e do piso salarial da categoria; inclusão das gestantes e puérperas afastadas para licença maternidade no PLR e manutenção das demais cláusulas sociais, de segurança no trabalho e econômicas da atual convenção coletiva.