Economia | 18/03/2021 | 14:31
Sicredi alcança a marca de 5 milhões de associados no país
Com um modelo no qual os associados são donos do negócio, instituição segue crescendo e ampliando a presença em diferentes regiões do Brasil
Redação | com a colaboração de Giovana Pedroso, da Sicredi Sul SC
Compartilhar:
O Sicredi ultrapassou neste mês a marca de 5 milhões de associados em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. Somente nos 45 municípios do sul catarinense, a cooperativa Sicredi Sul SC tem três novas agências previstas para 2021, uma delas, em Içara. “São conquistas que comprovam o fortalecimento do cooperativismo financeiro e do sistema do qual fazemos parte. O Sicredi reafirma o quanto é tradicional e ao mesmo tempo focado no crescimento para atender com proximidade um número cada vez maior de associados”, completa o presidente, Aloísio Westrup.
“Enquanto segmento, temos ainda um grande espaço no Sistema Financeiro Nacional para conquistar e acreditamos que o crescimento da nossa base de associados, além de contribuir para a expansão do cooperativismo de crédito, também está em sintonia com a nossa premissa de estarmos próximos aos associados”, explica o presidente do Conselho de Administração do Sicredi (SicrediPar), da Central Sicredi PR/SP/RJ e integrante do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), Manfred Alfonso Dasenbrock.
O impacto positivo da atuação das cooperativas de crédito nas regiões onde atuam acontece não somente em função dos produtos e serviços financeiros, mas também pelo envolvimento com a comunidade. Um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras entre 1994 e 2017, e, cruzando com informações do IBGE, chegou à conclusão de que, em média, o cooperativismo de crédito incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal, além de aumentar o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portando, o empreendedorismo local.