Economia | 18/02/2024 | 09:30
Sindicato da Habitação projeta crescimento em segmento residencial e comercial
Redução da taxa Selic e controle da inflação são indicativos positivos para o setor
Redação | com informações da NZBT
Compartilhar:
O setor imobiliário no Sul de Santa Catarina deve continuar crescendo em 2024, impulsionado pelos imóveis residenciais e comerciais. Essa é a expectativa do Sindicato da Habitação no Sul do estado (Secovi Sul/SC), instituição que representa a cadeia do setor imobiliário e condominial na região. “As reduções na taxa Selic e o cenário de controle da inflação, no segundo semestre, apontaram um viés positivo para o próximo período”, analisa o presidente do Secovi Sul/SC, Helmeson Machado.
“O ano passado foi de muita incerteza no mercado imobiliário e no cenário econômico como um todo. Diante da expectativa de uma nova gestão nacional, e ainda saindo do período pandêmico, com alta taxa de juros e inflação assombrando novamente, o mercado seguiu a tendência natural e se mostrou tímido e quase retraído”, resume Helmeson. Mesmo assim, o ano terminou com alta nas vendas de imóveis residenciais de quase 4%.
“O segmento também deve ser impulsionado pela boa demanda nas locações, que foram o carro chefe do mercado imobiliário nos últimos seis meses”, destaca. Na mesma linha, a expectativa também é boa para o setor lojista. “Vislumbramos uma reação no curto prazo dos imóveis comerciais, pois isso está vinculado à oferta de capital de giro destinado ao varejo. Juros atrativos aqueceriam a economia e o consumo, trazendo de volta os planos de expansão das grandes redes e, consequentemente, do setor lojista como um todo”, pontua.