logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Canal Içara]

Economia | 10/09/2015 | 11:30

Softwares públicos, uma opção econômica

com informações de Tânia Giusti

Compartilhar:

A redução de custos está na pauta. E a tecnologia de código livre é uma das principais aliadas para garantir a eficiência dos investimentos. Em Caçador, o Governo Municipal conseguiu baixar os gastos em R$ 280 mil com o i-Educar. Já em Monte Alegre (RN), a economia foi de R$ 2,1 milhões em um ano. Além da adesão ao software, as duas cidades tem em comum o atendimento prestado por uma startup içarense, a Portabilis Tecnologia.

“Cruzamos todos os dados de horários e todos os educadores passaram a ter índice de aproveitamento de 90%, gerando uma economia de 22% na folha de pagamento”, aponta o secretário municipal de Educação de Monte Alegre, Alexandre Soares. “O i-Educar é um software público de gestão escolar, apoiado pelo Governo Federal, que auxilia na gestão educacional”, explica um dos sócios-fundadores da Portabilis, Tiago de Faveri Giusti.

Em cinco anos, mais de 50 municípios aderiram ao programa. Na região Carbonífera o software é usado pelas prefeituras de Içara, Balneário Rincão, Nova Veneza, Cocal do Sul, além da Associação de Pais e Amigos dos Autistas. “A educação é a responsável pela evolução da sociedade e estamos utilizando a tecnologia da informação como meio para alcançarmos esta transformação”, completa um dos sócios, Ricardo Bortolotto Dagostim.