Economia | 20/10/2012 | 08:09
Sol mais presente nos próximos dias
Especial de Daniela Soares, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
A rotina de Antônio Cardoso Pereira ganhará um facilitador no cumprimento das atividades, com a chegada do Horário de Verão, a partir da zero hora do próximo domingo. Acordando diariamente às 4h e pegando cedo no batente, ele celebra a companhia prolongada da energia natural. “Com o novo horário chego em casa depois do trabalho e ainda tem sol. Dá para fazer minhas coisas, aproveitar mais”, comenta.
Trabalhando como jardineiro na praça Maria da Silva Rodrigues em frente à Assembleia de Deus, Pereira afirma não se incomodar com a presença acentuada do sol, já que se refugia nas sombras das árvores. “Às vezes, quando o sol está muito forte e tem pouca chuva, é preciso molhar as plantas com a mangueira”, menciona.
Para Mara Vefago, o adiantamento dos relógios em uma hora também possibilita o melhor aproveitamento do tempo. Empresária do segmento de alimentação, ela pontua que a mudança inicia previamente com a preparação. “Oriento os funcionários um dia antes para eles se programarem. Explico que futuramente, com o outro horário, eles irão ganhar uma hora”, brinca.
Conforme ela, a condição também favorece a prática de atividades físicas, além de proporcionar economia de energia elétrica. “Eu já mudo a estação do chuveiro e deixo as janelas abertas em casa para aproveitar o Sol”. No último Horário de Verão foi registrada redução de consumo de aproximadamente 5% na carga do sistema elétrico e 0,5% na energia em sua área de concessão, queda que permanece na expectativa deste ano.
“A finalidade do Horário de Verão é aproveitar mais o sol e promover a economia”, salienta o engenheiro eletricista da Celesc, Wamilton Silva. A última temporada do horário foi a mais longa desde a implantação do sistema em 1985, com duração de 133 dias. Já neste ano, a transição de horários acontece cinco dias depois, seguindo até fevereiro de 2013.
» SEGURANÇA: Criminalidade faz mais uma vítima fatal
» ESPORTE: Tigre busca os últimos pontos para alcançar o acesso