logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 27/06/2012 | 10:17

Sul Metal e Mineração recebe estrangeiros

Especial do Jornal da Manhã

Compartilhar:

A terceira edição da Sul Metal e Mineração iniciou no Centro de Eventos José Ijair Conti, em Criciúma, nesta última terça-feira, dia 26. E segue até sexta-feira, das 16h às 22 horas. O principal objetivo dos fundadores é uma vitrine das micro e pequenas empresas da região para o público esperado de mais de 22 mil pessoas, sendo que a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) subsidiaram 50% dos gastos dos pequenos expositores.

São 62 empresas locais beneficiadas, que possuem a oportunidade de dividir espaço com 15 marcas reconhecidas mundialmente. Mais de 200 estandes e 276 marcas ocupam o pavilhão, com visitantes de 11 países, que são: Angola, Moçambique, China, Uruguai, Paraguai, Argentina, Portugal, Costa Rica, Coréia do Sul, Senegal e Itália. De acordo com o fundador e presidente do evento, Guido Búrigo, um ponto marcante é a vinda da agência nacional de notícias de Portugal. “Todos os eventos feitos naquele país ocorrem na capital, Lisboa. E eles querem entender como uma cidade do interior, como Criciúma, consegue atrair várias empresas e visitantes internacionais”, salienta.

Ele revela ainda que 70% dos participantes da última edição da Sul Metal e Mineração, em 2010, já haviam renovado a presença para 2012, ainda durante o evento. “O crescimento das primeiras feiras para a deste ano é imenso. A primeira foi regional, a segunda já atingiu os três estados do Sul e São Paulo, e nessa ocupamos 100% do espaço disponível, que é de 15 mil metros quadrados. Já esstamos planejando a próxima edição e não temos mais para onde crescer. Precisaremos ampliar o número de estandes, então pensamos em montar tendas na rua. Mas, assim, ocuparia o espaço do estacionamento”, destaca.

A feira surgiu a partir da iniciativa de três sindicatos da região - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Criciúma e Região (Sindimetal), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Caravaggio (Simec) e Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc). Guido relembra que uma prévia da Feira iniciou há 13 anos como Tecnometal, e com a mudança de direção passou para o atual nome.

“Contratamos uma empresa para organizar uma junção dos setores. E neste ano trouxemos o diferencial da construção civil, pois todos os equipamentos desse ramo são oriundos do metalmecânico”, especifica. Ele, que também é presidente do Sindimetal, destaca que um dos motivos para o ingresso do novo segmento é que Criciúma possui duas das principais construtoras do Sul do Brasil. “A Fontana e a Criciúma Construções possuem empreendimentos em toda a região e, ainda, na Grande Florianópolis, no Norte do estado e no Rio Grande do Sul. A união foi para oportunizar que as empresas locais tenham mais visualização ainda”, indica.


Outros destaques da edição 8529 do Jornal da Manhã:

» GERAL: Vigilância Epidemiológica faz reunião técnica regional sobre Gripe A

» ESPORTE: Liberação burocrática pode colocar Possebon em campo