logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 08/03/2022 | 07:50

Taise Domiciano: Como formar uma equipe inovadora?

Uma organização não se torna inovadora como em um passe de mágica

Taise Domiciano

Compartilhar:

Uma organização não se torna inovadora, como em um passe de mágica, só pelo simples fato de querer ser. A inovação é um processo que está relacionado a cultura e a visão da organização. É uma jornada que precisa ser trilhada continuamente.

Primeiro a organização precisa fomentar o ambiente em que a colaboração aconteça. Em O Poder da Inovação, Luiz Serafim da ênfase ao papel da liderança como ingrediente fundamental para a empresa inovadora, “Em qualquer empresa, o mais importante na construção de um sistema de inovação é a atuação de sua liderança”, afirma, complementando: “Se esse dirigente não estabelece a inovação como prioridade, não obtém o apoio interno necessário à transformação, não define metas relacionadas a esse objetivo e não estimula nem cobra resultados de sua equipe”.

Os líderes são os apoiadores para esse caminho, isso não quer dizer que depende somente deles. Essa cultura precisa ser disseminada para toda a equipe. Segundo Greg Satell, “é preciso criar um ambiente onde as pessoas possam prosperar”, algo extremamente necessário, mas podemos também dizer que não é uma tarefa fácil.

O gestor precisa observar o perfil de sua equipe, entender seus talentos, e extrair o melhor de cada um. Além disso, ele precisa assegurar que eles se sintam seguros para expor suas ideias, experimentá-las e aprender com seus erros. Outro ponto importante é nunca esquecer de valorizar o trabalho da equipe.

Desta forma, uma dica é sempre que for necessário contratar alguém para sua empresa, escolha alguém que tenha interesse em resolver problemas de seus clientes, pessoas movidas por desafios. Não cai na armadilha de contratar pessoas que pensam igual a você, isso acontece em muitas empresas, pois é comum buscar afirmação de que suas ideias são as melhores.

Lembre-se a diversidade cognitiva é um ingrediente fundamental para a inovação. Quando uma equipe diverge, é como se um leque fosse aberto, são muitas possibilidades, dúvidas, questionamentos, isso vai levar sua equipe para uma decisão melhor do que se todos pensassem da mesma forma.

Uma equipe diversificada e com sede por desafio precisa de um ambiente seguro. Eles precisam se sentir encorajadas para expor suas ideias, sabendo que o time está engajado no mesmo proposito.

Segundo um estudo realizado por pesquisadores do MIT e da Universidade Carnegie Mellon, “as equipes onde apenas um ou dois membros dominam as conversas, são superadas de longe por times onde todos falam aproximadamente a mesma quantidade de tempo”.

Desta forma, concluímos que equipes inovadoras precisam de estímulo, precisam de espaço, precisam de apoio e precisam de reconhecimento. Uma equipe realmente inovadora é construída por pessoas que tem liberdade para imaginar, criar, testar, errar, melhorar de forma colaborativa em busca de gerar mais valor para seus clientes ou usuários.