Economia | 01/11/2022 | 09:50
Taise Domiciano: escolha o próximo passo de forma estratégica
A análise SWOT ilumina seu caminho, mas não te faz caminhar. Isso cabe a você!
Taise Domiciano
Compartilhar:
Quantas vezes nos sentimos ilhados, sem ter para onde correr, parece que os caminhos se tornaram invisíveis e não sabemos para qual lado daremos o próximo passo. Provavelmente a maioria dos empreendedores já sentiram isso.
Quando falamos de negócios, há muitas variáveis que podem interferir nele: economia, concorrência, crises, pandemias, guerras, entre tantas outras. Por isso, é preciso parar e pensar. E uma ferramenta que ajuda a gente nesse sentido é a análise SWOT.
Essa ferramenta é popular no ambiente corporativo, ela te ajuda a avaliar possíveis cenários, tanto internos quanto externos. SWOT é uma sigla em inglês e significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por isso, no Brasil ela também é conhecida como FOFA, devido a sua tradução.
Abaixo você verifica uma imagem ilustrativa da ferramenta de análise SWOT:
É possível observar que as forças e fraquezas estão relacionadas ao ambiente interno, ou seja, fatores que estão associados a organização. Podemos citar as vantagens e desvantagens que seu negócio possui em relação a concorrência.
Vamos imaginar que nós decidimos abrir um hotel na Serra do Rio do Rastro. Nós poderíamos dizer que as forças são: localização, qualidade do atendimento e as atividades extras que o hotel vai oferecer. E fraquezas poderia ser o tempo da empresa e a baixa divulgação do negócio.
Já as oportunidades e ameaças estão relacionadas ao ambiente externo, e aqui estamos falando de tudo que é externo a sua empresa e podem ser tratados como oportunidades e ameaças. Dando continuidade ao exemplo do hotel, eu poderia citar como oportunidades: poucos hotéis na região e a maior procura por atividades no campo. E ameaças: crise econômica.
A partir do preenchimento da matriz é possível pensar em ações que elevem suas forças e atuem nas oportunidades. E também em pontos que podem afetar o seu negócio, tratando antes que eles causem impacto negativo.
Agora você não estará mais em um beco sem saída, você tem vários pontos a sua frente esperando para serem tratados, basta você arregaçar as mangas e começar a agir. A análise SWOT ilumina seu caminho, mas não te faz caminhar. Isso cabe a você!