logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 14/03/2023 | 11:00

Taise Domiciano: O que o equilíbrio tem a ver com a criatividade?

Que tal exercitar mais o ócio criativo?

Taise Domiciano

Compartilhar:

Por muitas vezes me vi cercada por tarefas. Uma lista de coisas e mais coisas a serem cumpridas. Afinal, falamos tanto de produtividade, de correr atrás e conquistar tudo que queremos. Há nisso tudo um aspecto cultural, que diz respeito a maneira como você é classificado como uma pessoa que trabalho muito ou preguiçosa.

Ouvi muitas vezes, algumas pessoas falando que alguém era preguiçoso pois estava parado. E isso, fez com que eu quisesse não ser essa pessoa, por isso, quanto mais atividades eu estivesse fazendo, mais me sentia importante e produtiva. Um orgulho de dizer que estou “atolada de trabalho e não tenho mais tempo para nada”.

Mas, depois de me ver entrando em colapso, fazendo coisas sem sentido e perdendo a inspiração para trabalhos criativos, tive que rever alguns pontos. E foi aí que ouvi falar sobre um termo chamado ócio criativo.

Esse termo foi criado por Domenico de Masi, um sociólogo italiano. Segundo ele, “o ócio criativo faz parte da natureza do ser humano e acontece quando o equilíbrio entre trabalho, estudo e vida pessoal, ou período livre auxiliam na criatividade. “

Podemos dizer, que o ócio acontece quando nos permitimos relaxar, apreciar uma música, um filme, uma peça de teatro. Quando decidimos dar uma volta na natureza, caminhar um pouco, tomar um banho de rio, ou meditar.

É importante que você entenda que o ócio nada tem a ver com preguiça. Existe sim o ócio alienante, que Damasi retrata como “o oposto do ócio criativo: nele, passamos o tempo livre ou o período de descanso sem produzir ou criar nada.” Ou seja, é aquela preguiça que em nada acrescenta e pode se transformar em comodismo.

No mundo atual, somos condicionados a viver pelo trabalho, o que nos transforma em workaholics, fazendo do descanso um vilão. Mas, muito pelo contrário, o descanso vai aumentar o nosso rendimento.

Quando estamos com um problema para resolver, com a cabeça cheia de informações, muitas vezes ficamos cegos e não conseguimos encontrar uma solução. Sabe quando estamos à procura de um objeto, olhamos por todo canto e não o encontramos. Assim que paramos de procurar, do nada ele aparece na frente dos nossos olhos como mágica.

Assim acontece com os desafios que temos. Precisamos de um tempo, de um descanso, para que nosso inconsciente faça seu trabalho e nos ilumine com aquelas ideias fantásticas.

Por isso, quando eu preciso escrever sobre algo, fazer um trabalho, resolver um problema, pensar em um plano, e não estou conseguindo ligar os pontos, eu me dou de presente o ócio criativo. Me desligo da situação emergente, para que meu cérebro tenha tempo de fazer seu trabalho. Um banho, uma caminhada, um cochilo, tudo isso contribui para que o cérebro devolva as informações em formato de ideias.

Que tal exercitar mais o ócio criativo?