Economia | 20/12/2022 | 09:30
Taise Domiciano: Saiba agora o segredo da reinvenção!
Conheça três elementos para ter equipes engajadas, criativas e inovadoras
Taise Domiciano
Compartilhar:
Em um mundo hiperconectado, as organizações disputam território com seus concorrentes diretos, indiretos e com aqueles que o futuro reserva. Aquilo que antes demorava anos para surgir, agora surge em um “passe de mágica”. Ao menos é assim que parece ser.
Novos produtos, serviços, tecnologias e tantas outras coisas que impactam as empresas e seus consumidores, surgem de forma rápida, deixando para trás aquilo que não atende mais a necessidade de usuários.
Nesse contexto, as empresas precisam se reinventar de forma rápida. Não dá mais para ficar preso ao passado e aquilo que a trouxe até aqui. Precisamos de organizações com equipes engajadas, criativas e inovadoras.
Quando falamos de criatividade, estamos falando do ingrediente crucial para que a organização consiga alcançar a inovação. Uma pesquisa da IBM com mais de 1,5 mil CEOs mostra que a criatividade foi classificada como o fator número um para o sucesso futuro dos negócios – acima da disciplina de gerenciamento, integridade e até mesmo visão.
Mas como incentivar a criatividade dentro de um ambiente empresarial? O primeiro ponto é que o líder deve promover um ambiente seguro, formando assim uma cultura de coragem, ousadia, em que os colaboradores possam expressar suas ideias, sem medo de qualquer tipo de julgamento ou retaliação.
Na maior parte das vezes, a criatividade implica em sair da zona de conforto. Traduzindo, aquilo que vamos idear pode não dar certo, pode falhar, pode ser ajustado ao longo do tempo e está tudo bem. Lembrando que, quando falo de falhas, não estou me referindo a permitir que a organização se esvaia em erros. A ideia é ter um ambiente que permite a experimentação: o foco é testar rápido para aprender rápido, com baixo custo.
Assim é possível aprender de forma rápida o que faz sentido e o que precisa ser melhorado. Os erros neste caso servem como aprendizados, para continuarmos evoluindo. As organizações precisam fornecer aos seus colaboradores a liberdade de criar sem medo de represálias caso suas ideias não funcionem.
O segundo ponto é promover a colaboração. Ambientes colaborativos são essenciais para que a criatividade possa florescer. Quando as equipes trabalham juntas em busca de um objetivo comum, a criatividade acontece. Para alcançar isso a organização precisa dar voz aos seus colaboradores. Há muitas maneiras de fazer isso, seja em reuniões de planejamento, sessões de brainstorming, entre outros.
E o terceiro ponto é promover a diversidade, pois ela impulsiona a criatividade e combate o pensamento de grupo, fazendo com que cada colaborador possa trazer uma perspectiva única. Esses três elementos são essenciais para nutrir uma cultura criativa e por consequência, fará com que as equipes estejam mais engajadas, já que sentem que suas perspectivas são consideras e que estão realmente somando com a organização. E essa cultura criativa fará com que a organização consiga promover inovações e assim poder dar continuidade ao seu negócio.
Como comentei no início do texto, as empresas precisam se reinventar de forma rápida e isso só será possível se a organização possuir um ambiente que promova a criatividade e inovação.