logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 15/03/2022 | 15:21

Taise Domiciano: Times diversos transcendem o óbvio

Construa times com pessoas singulares, que possam se complementar e somar

Taise Domiciano

Compartilhar:

Se eu colocar em uma sala pessoas que pensam da mesma forma, com as mesmas referências e experiências, eu tenho certeza de que eles resolverão um desafio de forma rápida, pois o primeiro que der uma ideia, os demais vão concordar e se dará por encerrada a reunião.

Entretanto, se eu colocar em uma sala pessoas com vivencias diferentes, conhecimentos diferentes e pensamento divergentes, eles demorarão muito mais para chegar ao resultado, pois irão divergir muito para depois convergir. Mas eu tenho quase certeza que a solução desse grupo será melhor que a do primeiro. Sabe por quê? Porque eles foram além, saíram do óbvio, extrapolaram a barreira da inércia.

Quando falamos de inovação, estamos falando de equipes plurais, que possam ter pensamentos, conhecimentos, valores e crenças diferentes, o que por sinal chamamos de diversidade cognitiva.

Sabe aquele velho ditado: “duas cabeças pensam melhor que uma”? É, eu posso dizer que ele está certo. Agora se duas pensam melhor que uma, imagine cinco, sete ou 10. Quando pessoas que pensam de forma diferente se unem para encontrar soluções para determinado desafio, é bem possível que boas ideias surjam.

Se cada pessoa tem experiências, conhecimentos e crenças diferentes, cada um vai enxergar a situação também de uma perspectiva diferente, trazendo diversas contribuições, o que é muito rico. Uma ideia vai conectando em outra, gerando insights, gerando questionamentos, que favorecem o processo de inovação.

Existe um grande problema, muitos gestores acabam contratando clones, pessoas muito parecidas que satisfaçam suas necessidades, sem ocasionar atritos, sem gerar muitos questionamentos, mas isso só nos leva a um destino: a mesma solução sempre.

Então, se você quer ter uma equipe criativa e inovadora, construa times com pessoas singulares, que são únicas, que possam se complementar e somar. Que possam expressar suas ideias e construam juntos, deixando de lado o ego e pensando no coletivo, sem deixar de ser quem realmente são. O diverso que colabora para o inovador.