Lucas Lemos [Canal Içara]
Economia | 25/10/2022 | 08:23
Taise Domiciano: Um oceano de novas oportunidades está à sua frente!
Tenha criatividade para pensar em como você vai explorar esse mar
Taise Domiciano
Compartilhar:
Inovação é a energia que corre nas veias das organizações que se destacam. Entretanto, muitas empresas acabam olhando para a concorrência e fazendo cópias e mais cópias daquilo que aparentemente tem dado certo. A maioria das empresas está atuando com base na lógica de competição.
É por isso que é preciso trocar a lente e buscar novas formas de fazer as coisas. Os autores Kim e Mauborgne, em seu livro “A Estratégia do Oceano Azul”, descrevem como as empresas “podem criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante”.
De acordo com os autores, a grande maioria das organizações, atua em uma mentalidade de competição, tentando captar clientes de seus concorrentes e assim ganhar uma fatia do mercado. Elas acabam oferecendo produtos e serviços semelhantes, o que pressiona a estratégia de preço, que acaba sendo um fator determinante para o seu cliente. Esse cenário descreve basicamente o oceano vermelho, onde as possibilidades são limitadas.
Já o oceano azul, é um espaço com águas limpas, onde há novas oportunidades, algo ainda não explorado e que pode fazer a empresa se destacar dos demais, que atualmente estão dentro do oceano vermelho, brigando por um pedaço de peixe.
Para construir um negócio com a estratégia do oceano azul, os autores propõem um método chamado “modelo das quatro ações”. São quatro perguntas que desafiam a lógica empregada nos negócios que conhecemos. São elas:
1. Qual dos fatores que o setor considera indispensáveis deve ser eliminado?
2. Que fatores devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões do setor?
3. Que fatores devem ser elevados bem acima dos padrões do setor?
4. Que fatores devem ser criados que o setor nunca ofereceu?
Resumindo, você pode olhar para o seu modelo de negócio, para os componentes dele e usar essas quatro perguntas para pensar em novas possibilidades. Pense no que você pode eliminar, reduzir, elevar e criar. Uma dica é, desenhar o Business Model Canvas e depois fazer essas provocações.
Esse simples exercício, faz você pensar em coisas que naturalmente não pensaria. Estamos muito acostumados a seguir padrões, com receio de que mudanças possam simbolizar fracassos.
Mas em um mundo tão dinâmico, fazer mais do mesmo, não é o ingrediente ideal. É preciso ousar, é preciso ouvir nossos usuários, resolver seus problemas e surpreender o cliente com uma experiência incrível.
Quando falamos de experiência incrível, não estamos falando de malabarismos, e sim de um atendimento excelente, resolver problemas de forma rápida, o capricho na entrega do produto, cortesia, empatia etc. Há uma imensidão de novas águas te esperando, basta você ter a criatividade para pensar em como você vai explorá-lo.