Economia | 27/06/2012 | 19:29
Tim garante melhorias na rede de Içara
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Os aparelhos de telefonia celular foram popularizados, todavia, a cobertura não acompanhou a demanda e os efeitos são perceptíveis com as falhas em ligações. Em Içara, por exemplo, a Tim tem apenas uma torre. E isto é apontado como empecilho para a melhoria no serviço. O aumento de radiobases depende da autorização do Município e também dos órgãos ambientais.
Conteúdo relacionado:
01/12/2011 » Carta alerta sobre telefonia celular
24/11/2011 » Reunião debaterá distância de antenas
07/11/2011 » Isolamento de antenas é questionado
Há pelo menos dois pedidos de torres pendentes na Prefeitura e três já tiveram aprovação. A informação é do gerente de qualidade da operadora, Renato Buosi. "A colocação de novas antenas tem por objetivo ampliar a capacidade e cobertura. O ideal seria colocar o número menor possível. Cada antena tem custo que precisa ser revertido em lucro. Mas inicialmente ocorre só o custo", afirma.
No projeto de implantação das antenas em Içara, a incógnita é o Centro. Isto por causa da atual legislação municipal. A regra é para o distanciamento das antenas em pelo menos 300 metros de residências e áreas habitadas. O condicionamento da Tim para a colocação é então a mudança da lei para o distanciamento em um raio menor. Em Criciúma a mudança foi para no máximo 60 metros.
"Na última semana já realizamos a modernização dos equipamentos no Centro. Conseguimos com isso uma maior capacidade. A nossa atualização já permitiria até a implantação do 4G. Este upgrade repercutiu inclusive em uma melhora no serviço. Resolveu cerca de 90% dos nossos problemas", relata. Quanto ao 3G, a expectativa é que a ativação da tecnologia ocorra até 2013.
Os detalhes sobre a cobertura e qualidade foram colocados em um encontro de representantes da empresa com os vereadores. "Fizemos esta reunião para saber qual o motivo do sinal inconstante e podermos cobrar melhorias", relata o propositor Osmar Manoel dos Santos (PP). Também participaram a integrante do departamento Jurídico da Tim Débora Vieira Paraense, além dos parlamentares Diego dos Santos (PDT), Itamar da Silva (PP), André Mazzuchello Jucoski (PSDB) e Darlan Carpes (PP).