Economia | 22/03/2013 | 10:05
Torres poderão gerar até três megawatts
Lucas Lemos com informações de Francis Leny, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
A perspectiva da InnoVent Eólica Brasil é instalar 100 geradores de energia com a força do vento entre os bairros Coqueiros e Mãe Luzia, em Içara. Cada um terá capacidade para a produção de até três megawatts numa altura de 100 metros. Alguns detalhes do projeto de geração de energia foram apresentados na noite de quinta-feira, dia 21. A audiência pública ocorreu no Centro Comunitário de Coqueiros.
“É uma fonte limpa e renovável - não emite CO2 e depende da natureza (ventos). Traz desenvolvimento para a região sem precisar competir com a economia local; crescimento econômico e independência energética. Aqui, em Içara, este setor pode ser aproveitado sem que seja mudada a rotina dos moradores”, ressalta a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Melo. O projeto prevê também mais 100 torres no Rincão.
“Os estudos aqui decorrem há aproximadamente um ano e três meses. Tínhamos uma perspectiva de vento, mas as medições superaram nossas expectativas”, destaca o empresário da WA Energia Renováveis, Elvis Becker. "São investimentos que irão promover o desenvolvimento econômico local e regional. Se temos condições de produzir energia sem CO2, que assim seja. Vamos contribuir com a matriz energética local por meio do vento”, explana ainda o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.