logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 10/06/2022 | 14:45

Trabalhadores das indústrias químicas iniciam campanha salarial

Assembleias serão realizadas na entrada das empresas a partir de segunda-feira

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

Os trabalhadores das indústrias químicas da região iniciam na segunda-feira, dia 13, a campanha salarial 2022/2023 com assembleias na entrada das empresas na troca de turno, uma estratégia utilizada pelo sindicato que representa a categoria já no ano passado. As assembleias ocorrerão também na terça e na quarta-feira para a participação de 3 mil profissionais na região.

“Vamos ter uma semana de muita atividade. Nossa data-base é em agosto, mas já começamos a preparar o nosso rol de reivindicações para levar ao patronal aquilo que o trabalhador espera. Mês a mês os salários vão ficando defasados, perdendo o poder de compra”, afirma o vice-presidente e presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, Edson Rebelo.

Ele lembra que ainda não está definido o índice de inflação do período, entre agosto de 2021 e julho de 2022, sobre o qual baseia-se o pleito de reajuste salarial. Mesmo assim, as pautas de negociação serão fechadas na quarta-feira, dia 15, em assembleias presenciais na sede da entidade sindical, às 9h30 e às 17h30.

“As assembleias são só o pontapé inicial. Depois, vamos encaminhar o nosso rol de reivindicações e aguardar que o patronal nos chame para negociar”, projeta. Edson comandará a mobilização, já que Carlos de Cordes, o Dé, presidente eleito, durante este mês exerce o cargo de primeiro vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), em Itapema, entidade que representa mais de 300 mil industriários.