logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 18/03/2015 | 13:16

Trabalhadores realizam greve nos Correios

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

A redução da jornada para 6h, criação da quebra de caixa, equiparação aos bancários e a implantação de sistemas de proteção contra assaltos são alguns dos itens de pauta na greve dos Correios nesta quarta e quinta-feira, dias 18 e 19. Em Içara, a categoria cruzou os braços e colocou cartazes na frente da unidade pela manhã. Caso os pleitos não sejam atendidos, a perspectiva é de uma manifestação nacional ainda maior então no segundo semestre.

“Os Correios em SC informam que serão adotadas medidas necessárias para garantir a continuidade de todos os serviços, com realocação de empregados de outras unidades e realização de horas extras”, contrapõe a empresa. Devido a paralisação, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) deferiu liminar para manutenção de no mínimo 80% do efetivo. A decisão prevê multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento pelas federações.

Em comunicado, os Correios também negam planos para privatização da empresa. “Atualmente estão em andamento projetos para criação de empresas para atuar nos segmentos financeiro, de comunicação digital e de logística integrada. Essas instituições serão administradas pela CorreiosPar - subsidiária de capital 100% estatal - em um modelo de administração que já é adotado hoje por empresas públicas brasileiras”, aponta.

Quanto ao PostalSaúde e CorreiosSaúde, o posicionamento é que o assunto já foi julgado pelo TST em março de 2014. No caso da reivindicação pela implantação da entrega matutina, o cumprimento segue cronograma estabelecido no Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015. A empresa ainda estuda a realização de novo concurso público. Mas no caso da redução da jornada, aponta que segue a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).