Economia | 19/03/2015 | 09:09
Valorização do dólar eleva preço do mel
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Após 15 anos, Moacir Sidnei da Conceição está novamente em Içara. Com o retorno a cidade, trouxe também a produção apícola que desenvolve a mais de três décadas. A expectativa do morador do bairro Mareli agora é pela safra do eucalipto. E também pela valorização do mel. Afinal, a demanda está maior que a oferta. E por causa disso, o preço do produto já subiu 25% no comparativo com o mesmo período do último ano. O cenário é uma consequência direta do aumento nas exportações provocado, por vez, pela valorização do dólar.
“O preço bom compensa os custos que também aumentaram”, aponta o apicultor. “Temos a venda garantida de toda a produção. O tempo está adequado e as abelhas têm correspondido para uma safra boa. A colheita vai iniciar nos próximos 10 dias com previsão para cerca de 15kg por caixa. É uma média boa para uma região com pouco eucalipto”, comemora. “Para os apicultores o momento é excelente”, sublinha o presidente da Associação de Apicultores de Içara, Agenor Castagna. O faturamento é de pelo menos R$ 8 por quilo.
Somente nos dois primeiros meses deste ano Içara já despachou o equivalente a um terço de todo o volume de mel vendido para fora do país em 2014. “Nossa previsão e meta é para um acréscimo de 50% no volume em 2015”, coloca o sócio-diretor da Minamel, Guilherme Castagna. Isto significa que até o final do ano a empresa ultrapassará a exportação de 2 mil toneladas. O reflexo negativo é que a inflação afeta também o mercado interno. “Isto baixa drasticamente as vendas no país”, contrapõe.