Lucas Lemos [Canal Içara]
Economia | 14/11/2014 | 14:32
Verão impulsiona produção de batata-doce
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A batata-doce ganhou espaço definitivo no cardápio, principalmente, de quem pratica atividades físicas. Trata-se de um carboidrato de baixo índice glicêmico e de absorção lenta, inclusive, da glicose. “Pode ser benéfica no pré-treino com o fornecimento de energia para o prolongamento do exercício e também auxilia na prevenção da fadiga”, enaltece a nutricionista Cristina Frasson.
“Outro benefício é o alto teor de ferro e vitaminas. A vitamina C previne anemia. O alto teor de vitamina E é essencial para a pele. Já a vitamina A ajuda a prevenir o câncer. Além disso, é rica em fibras, reduz o colesterol total e auxilia na digestão. Por outro lado, seu consumo deve ser controlado. Pois em exagero pode lhe render uns quilinhos a mais”, contrapõe a profissional.
“Comercializamos quase 30kg a cada feira na praça e a procura está aumentando. Acredito que em pouco tempo teremos que duplicar a produção”, coloca o agricultor Pedro Manoel Rabelo. “Fizemos um teste com a geleia da batata-doce. O mostruário agradou e agora vamos iniciar a produção”, ressalta também Domingos Gonçalves da Silva.
“Todos os anos agricultores nos questionam qual produto terá mercado. Com a batata doce, o projeto começou faz cerca de oito anos. Hoje contamos com mais de oito hectares plantados somente para atender a nossa região”, coloca o administrador da Distribuidora Baschirotto, Rafael Baschirotto. “A venda no verão triplicou em comparação a três anos atrás e já é maior do que no inverno. O culto ao corpo e a alimentação saudável teve forte influência”, completa.