logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Economia | 15/12/2022 | 10:39

Visitação à plantação de uvas em Içara inicia neste sábado

Passeio na comunidade de Santa Cruz dá aos visitantes a possibilidade de colher as frutas direto dos pés

Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com

Compartilhar:

É época de um doce passeio em Içara: a visitação à plantação de uvas na comunidade de Santa Cruz, com a possibilidade de colher as frutas direto dos pés e consumir um produto fresquinho. O atendimento ocorre das 8 às 12 horas e das 13h30 às 19 horas, a partir deste sábado, 17, indo até o final da safra, em meados de janeiro. A exceção é o dia 20, quando será fechado ao público, enquanto no Natal as visitas poderão ser feitas das 14 às 19 horas.

“No colha e pague, não cobramos entrada e, a cada dois adultos, disponibilizamos uma caixa para cinco quilos de uva (mínimo) e uma tesoura. É solicitado que os visitantes não consumam as uvas debaixo do parreiral, para evitar o aumento de abelhas e outros insetos que podem danificar os frutos”, explica o produtor Samuel Matiolla. A caixa com cinco quilos de uva sai por R$ 40.

“Nesta safra 2022/2023 vamos ter muitas novidades e uma delas é o piquenique, que acontecerá por meio de reservas. Além de toda estrutura, oferecemos uma cesta recheada de produtos coloniais”, acrescenta. Interessados em conhecer a propriedade podem entrar em contato pelo WhatsApp (48) 99924-4338.

Safra

Samuel conta que a colheita ainda não começou porque as uvas ainda não estão maduras. “A previsão era iniciar no dia 17, mas o mais certo é começar na semana do Natal. Este ano foi atípico. Tivemos um frio prolongado fora de época e isso prejudicou a maturação das uvas”, justifica.

Ele estima que, em relação ao ano passado, a produção não deva aumentar, ficando na casa de 10 toneladas. “Teremos também a área nova, que não deve render muito porque é a primeira colheita”, acredita o produtor. A área plantada tem em torno de dois hectares, contando as plantas mais antigas e as novas. São ao todo 4,5 mil pés de uva.

Novas variedades

A produção em Santa Cruz começou em 2016, com 0,7 hectare e pouco mais de 1,7 mil pés de uva Niágara rosa. Desde então, o cultivo foi ampliado, em área plantada e na variedade das frutas. Plantadas há três anos, as uvas Núbia, Vitória e Isis terão a primeira safra neste ano. A Núbia é uma uva de mesa preta com sementes, de bagas naturalmente grandes com textura firme e crocante. A Vitória também é uma uva de mesa preta, mas sem sementes e com sabor aframboesado. Já a Isis é uma uva fina de mesa que tem como principal característica baga sem semente e muito doce.