Economia | 15/08/2013 | 21:45
Vivo lidera em conexões e quedas
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A Agência Nacional de Telecomunicações apresentou números detalhados sobre a qualidade dos serviços das operadoras em todo o Brasil nesta quinta-feira, dia 15. No caso de Içara, o desempenho foi analisado sobre quatro empresas de telefonia móvel. Dentre elas, a Vivo apresentou a melhor taxa de conexão por voz. Ao mesmo tempo, ostentou os piores índices na queda das ligações. Isto significa que dispõe da maior facilidade de completar as chamadas, no entanto, quando em andamento é a que mais corta o contato.
Na análise de agosto de 2012 até abril de 2013, a Vivo apresentou os melhores índices em seis meses. Além disso, cumpriu a meta da Anatel de 95% de chamadas completadas. A segunda operadora que também ficou dentro do limite estabelecido foi a Claro. No mesmo período, contudo, a Vivo foi a única que teve um índice acima da referência no caso das desconexões. Em agosto do último ano chegou a 2,73%, portanto, 0,73% acima do valor de comparação.
Quanto a transmissão de dados, a Anatel dividiu conforme a tecnologia. Na rede básica, a Claro apresentou as melhores taxas de conexão em sete meses, porém, também foi a que teve os maiores índices de desconexão em sete meses. O mesmo ocorreu na rede 2G. Já no 3G, a liderança em conexão e desconexão foi da Vivo.
Conforme divulgado pela Anatel, todas as taxas de conexões foram calculadas com a divisão dos serviços completados com o número total de tentativas. Já os índices de queda tiveram a divisão do total de interrupções pelas conexões realizadas. A agência reguladora do setor aponta que a intenção com isso é que o consumidor possa comparar a empresa contratada com as demais concorrentes do mercado.