Fernando Ribeiro [Criciúma EC]
Esportes | 25/01/2017 | 02:46
A bola pune, ela sempre pune
Erik Borges - erik.borges@canalicara.com
Compartilhar:
Se existe uma regra que se aplica a todos os times do planeta é que “a bola pune”. A bola sempre pune o atleta que não a trata com o devido valor. A bola te dá chances de fazer diferente, uma, duas, três, enfim, diversas vezes. Mas elas também dá oportunidades ao adversário.
Foi o que aconteceu nesta terça-feira, dia 24, em Juiz de Fora/MG, no jogo entre Fluminense e Criciúma, pela primeira rodada da Copa da Primeira Liga. O placar final foi de 3x2 para o clube carioca. Placar recheado de gols, mas que poderia ter sido maior, por parte do Criciúma.
Desperdício de chances
A equipe catarinense criou chances claras de gol. Chances que todo atacante sonha em ter, ou melhor, todo jogador profissional deseja ter. O Criciúma, em seu primeiro jogo oficial na temporada de 2017, teve desempenho extremamente positivo.
Não é o placar que indica a forma como o a equipe se postou diante de um gigante do futebol brasileiro. O que pode ilustrar a qualidade do jogo são as oportunidades de gol que a equipe criciumense criou. A ousada/interessante disposição tática com três atacantes adotada pelo técnico Deivid surpreendeu o Fluminense, principalmente pela velocidade dos atacantes do Tigre.
Aquela referência
Só que aquele jogador com faro de gols, aquela referência de homem-gol o Criciúma ainda não tem. Não que seja necessário contratar um centroavante, até porque o Criciúma já conta com um no time titular. Mas não se trata de apenas ter um centroavante, é preciso que o homem-gol seja identificado automaticamente nos lances decisivos.
Isso que faltou no jogo contra o Fluminense: efetividade na concretização dos lances ofensivos. Chegar com três atacantes contra apenas um zagueiro e não saber como agir é inadmissível. Embora seja o primeiro jogo de 2017, esse time joga junto há algum tempo, apenas algumas peças ingressaram ao elenco criciumense.
A ausência de concretização ofensiva custou três pontos. O Criciúma já se complica na classificação da Copa Primeira Liga e precisa dar a volta por cima nos dois últimos jogos da primeira fase, diante do Brasil de Pelotas e Internacional/RS.