logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Canal Içara]

Esportes | 02/07/2017 | 20:12

Delegação enfrenta mais de 2,5 mil quilômetros até Içara

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Do assentamento agrícola Brasil Novo até o centro de Querência não há pavimentação. São 140km de poeira. Para chegar a Içara, o caminho ultrapassa então 2,5 mil quilômetros rodados. Mas a distância, nem a diferença de temperatura de quase 40ºC para menos de 10ºC, diminuiu o entusiasmo da delegação mato-grossense. Ao contrário. Só aumentou a expectativa pelos quatro dias de estadia em Içara.

Os alunos do assentamento treinam xadrez três vezes por semana com o professor Deusdete Moreira Borges na escola municipal da comunidade. Ele não pôde fazer parte da jornada até o Sul do país. Mas enviou uma representante bem próxima. A responsabilidade ficou para a esposa e professora, Vera Sônia Nunes. "Viajamos com a intenção de preparar quatro atletas já classificados para a decisão estadual em Mato Grosso", coloca.

Além do apoio da Prefeitura Municipal, a pequena delegação contou com a parceria do Instituto Federal de Cuiabá (MT), onde se juntou com mais 17 enxadristas num ônibus rumo a Içara. "Nossa participação serviu como treinamento para os jogos federais. Tivemos uma experiência muito boa no evento e também de interação com a cidade. A disponibilidade de alojamento e todo o apoio recebido foi fundamental”, coloca o professor José Carlos Jesus Filho.

Para ele, a viagem foi muito além do esperado. O elenco cuiabano garantiu duas medalhas na Semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez Pensado. Amanda Santana Magalhães foi destaque Sub-16 e Shaiene Taynara de Oliveira no Sub-18. Além disso, José Carlos foi o oitavo melhor enxadrista da etapa içarense no Aberto de Santa Catarina. Os jogos iniciaram na quinta-feira na Sociedade Recreativa Ipiranga e terminaram neste domingo.