Esportes | 20/11/2023 | 16:59
Equipe Farben conclui temporada da Porsche Cup a apenas um ponto do bicampeonato
Última corrida, em Interlagos, reservou muitas emoções e um gostinho amargo para a dupla Marçal Müller e Enzo Elias, vice-campeões na categoria Endurance Challenge
Especial de João Pedro Alves, da Alfa Comunicação
Compartilhar:
Os amantes do automobilismo tiveram um domingo de tirar o fôlego, na última etapa da Porsche Cup C6 Bank Mastercard, neste dia 19, em Interlagos Diante de mais de 25 mil pessoas no maior templo do automobilismo brasileiro, a dupla da Equipe Farben, Marçal Müller e Enzo Elias largaram para os 500 km com o objetivo de conquistar o bicampeonato, porém um incidente durante a prova fez com que a dupla terminasse em sexto lugar, a apenas um ponto do resultado que precisavam para comemorar o segundo título consecutivo na temporada da categoria Endurance Challenge (de longa duração).
Com o revés do carro amarelo e preto #544, a dupla do Porsche #7, formada por Alan Hellmeister e Miguel Paludo, cruzou a bandeirada em primeiro lugar, resultado que lhes garantiu o primeiro lugar na temporada na categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta.
Marçal Müller, que também corre o campeonato de sprint (provas curtas) pelo time Farben, no qual foi terceiro colocado geral em 2023. Com a pontuação obtida em São Paulo nos 500km, Marçal concluiu a temporada como o segundo maior pontuador tornando o gaúcho vice-campeão overall.
A corrida
A dupla da equipe Farben largou da primeira posição do grid e passou boa parte da prova final sólida dentro do top5, resultado que bastava para conquistar o campeonato. Mas uma punição na hora final da corrida comprometeu os planos. Na volta 76, em tentativa de ultrapassagem sobre um retardatário, Enzo Elias fez contato com Marcio Mauro na tomada da curva do Lago. Pela manobra, a direção da prova determinou o drive-thru (passagem pelos boxes) como sanção. "Estávamos com tudo na mão para ser campeão e esse incidente é uma coisa que acontece no automobilismo. Esse pequeno deslize nos custou o campeonato por um ponto. O segundo lugar, é legal, mas fica um gostinho amargo", disse.
Balanço do ano
A participação da equipe Farben dentro das pistas ficou muito próxima do sonho do bicampeonato, porém o saldo do ano é muito positivo, na avaliação do CEO da empresa, Edmilson Zanatta. A indústria catarinense, além de manter a equipe em uma das principais categorias do automobilismo nacional, consolidou-se em 2023 como a fornecedora oficial de tintas da Porsche Carrera Cup Brasil. “Tivemos um ano muito exitoso por permanecer com um vínculo estreito com essa marca sinônimo de excelência mundial em tecnologia e alta performance. Durante o ano, tivemos grandes momentos nas 15 corridas disputadas, que nos renderam muitas conquistas durante a temporada. Estamos muito felizes com o desempenho do Marçal e de todo o time”, pontuou.
A parceria com a Porsche Cup possibilita à Farben levar a equipe e convidados para a experiência de vivenciar o ambiente do automobilismo em todas as corridas. “Aproveitamos esse final de campeonato para compartilhar as emoções da última corrida do ano no Autódromo de Interlagos, em um camarote exclusivo para aproximadamente 200 clientes. Esse evento também ficou marcado pela celebração dos 30 anos da Farben. “Estes momentos nos conectam ainda mais com os clientes de várias partes do país, vínculos construídos ao longo das três décadas de história que completamos em 2023”, frisou o gerente comercial da Farben, Ilmar Broch.
Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.