Esportes | 22/06/2013 | 18:58
Esportes auxiliam luta contra drogas
Lucas Lemos com informações de Alexandra Cavaler, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
A recuperação contra as drogas exige substituir o vício por práticas mais saudáveis tanto para o corpo quanto para a mente. Uma forma de atingir os dois focos simultaneamente é a realização de atividades físicas. Além de melhorar o condicionamento dos músculos, estimula a produção de novas células cerebrais e aumenta a produção de hormônios que reduzem o estresse. A importância nos tratamentos já foi observada pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas de Içara e atualmente um profissional de Educação Física presta este auxílio em casas terapêuticas da cidade.
“As transformações pelas quais passa o físico têm relação direta na melhora da autoestima. No tratamento da dependência química o exercício serve para muitos propósitos: o alívio e redução do estresse; a liberação de endorfinas, melhora no humor e aspecto social”, coloca a psicóloga Luciana Cunha. Algumas das ações são sugeridas pelos próprios internos e a programação é feita em parceira com os monitores das casas de recuperação. Entre as atividades estão alongamentos, xadrez, futebol, vôlei, surfe e também atividades lúdicas.
“Estas ações são importantes. Esperamos ansiosos os dias da semana em que o professor Rodrigo vem fazer educação física conosco. É uma oportunidade de não ficarmos sedentários e fazermos algo diferente”, avalia um dos beneficiários, de 24 anos. “O contato deles com o mundo fora da comunidade terapêutica os faz pensar nas coisas boas que a vida oferece”, salienta o monitor do Centro de Recuperação Novo Amanhecer, Jones Pereira Chaves.