Esportes | 10/06/2014 | 15:34
Ex-adversários na torcida por Tiago Splitter
com informações da assessoria da Avibi
Compartilhar:
O catarinense Tiago Splitter vislumbra entrar para a história do basquete defendendo as cores do San Antonio Spurs. O pivô de Joinville pode ser o primeiro brasileiro campeão da NBA. Atual ala da equipe adulta da Associação Viva Basquete de Içara, André Otto Weber, esteve em quadra contra ele quando defendia a equipe de Criciúma no fim dos anos 90. Mas apenas no final da década o atleta despontou na categoria Infanto-Juvenil (até 16 anos).
“As primeiras vezes que nos enfrentamos foram no Campeonato Estadual Infantil (até 14 anos). Eu ainda jogava de pivô por conta da altura e marquei ele algumas vezes. Nessa época ele tinha apenas 13 anos e não se destacava muito dentro de quadra, apesar de ser extremamente alto”, lembra André. “Ele evoluiu significativamente. Mesmo com 14 anos ele tinha média de quase 30 pontos por jogo e já enterrava em jogos oficiais”, conta o ala da Avibi.
Quem também relembra os jogos de Splitter é Daniel Loch, membro da Avibi. Na epóca Daniel atuava como pivô e, mesmo com 1,94m de altura aos 14 anos, passou muitas dificuldades ao enfrentar o jogador da NBA. “Lembro que nos jogos escolares sobrou para eu fazer a marcação individual nele. Mas até a preparação física dele era de se assustar. Não tinha como marcá-lo. Dentro do garrafão ele era muito rápido e certeiro. Naquela época o professor Lalau (técnico) dizia: guardem as fotos com esse guri que ele vai ser estrela da NBA”, relembra.
Hoje com 29 anos, mesma idade de Tiago, André guarda na memória um momento em que superou o pivô do San Antonio. “Foi no estadual de 1999. O Norton (pivô de Criciúma) estava marcando ele e na hora do arremesso eu apareci por trás e dei um toco no Tiago. Claro que no mesmo jogo ele fez uns 40 pontos contra a gente, mas desse lance eu nunca vou esquecer”, brinca. San Antonio. “Estou torcendo pelo Tiago pelo que ele representa para o basquete do Brasil e de Santa Catarina”, afirma Daniel.