Esportes | 05/11/2013 | 23:44
Fernando mira primeiro título nacional
Especial de Tadeu Spillere, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
Enquanto a equipe principal do Criciúma está cada vez mais próxima do retorno à segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o time júnior está perto de entrar para história do clube. Nesta quinta-feira, os garotos enfrentam o jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil contra o Botafogo e até um empate em casa coloca o Tigre na tão sonhada final.
Com a temporada vitoriosa, novos nomes caseiros surgem para compor o elenco principal no próximo ano. Uma das revelações é o zagueiro Fernando, que vem se destacando pela força defensiva e também ofensiva. Neste domingo, ele foi relacionado pela primeira vez para um jogo do Tricolor na Série A e ficou no banco no jogo diante da Ponte Preta.
O contato com o futebol começou na cidade natal, em Colorado (PR), e logo surgiram oportunidades na base do Toledo (PR) e também do Coritiba (PR). Com o bom desempenho em competições, foi para São Paulo com 17 anos, onde defendeu o Barueri por três anos, inclusive sendo promovido ao grupo principal.
Da equipe paulista veio para o Criciúma junto com o dirigente Rodrigo Pastana, em 2012. Mesmo com pouco tempo no Carvoeiro, Fernando comemora as conquistas e as oportunidades. “Tenho grande chance de conquistar o meu primeiro título nacional junto com os companheiros. É um grupo que está ainda mais entrosado neste ano e tem muita qualidade”, comentou.
Os juniores conquistaram uma vitória importante sobre o Botafogo no jogo de ida, por 3 a 2, e têm grandes chances de confirmar a classificação no Heriberto Hülse, mas, segundo o defensor, nada está decidido. “Lá jogamos em um campo pequeno e gramado ruim, mas percebemos que eles têm um time bastante forte. Além disso, contam com dois meias muito técnicos e temos que estar atentos até o fim”, ressaltou.
Fernando vem chamando a atenção pela força na bola aérea e assim já ajudou o time com gols de cabeça. A consistência na marcação não fica atrás, e tais características credenciam o jovem como forte candidato a ser um dos zagueiros da próxima temporada.
Ele acredita que este é o momento para o clube aproveitar as pratas da casa. “O Criciúma conta com jogadores de muita qualidade na base. O Catarinense é o campeonato certo para que os atletas sejam testados. Se tiverem condições, devem continuar no grupo. Estou bastante otimista e espero conquistar o meu espaço”, concluiu.