Esportes | 08/08/2013 | 19:51
Literatura incentiva prática do xadrez
Lucas Lemos com informações de Francis Leny, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Além da prática, o ensino do xadrez deverá ocorrer na teoria com um novo instrumento distribuído às escolas municipais. Trata-se da coleção de livros Xadrez para iniciantes. O material será utilizado pelos professores de Educação Física no ensino fundamental como incentivo a divulgação do esporte aos alunos.
“Ensinar xadrez é repassar valores éticos e potencializar habilidades. O jogo é um ótimo recurso para desenvolver habilidades mentais, pois trabalha a atenção, imaginação, autonomia, autodisciplina, autocontrole", ressalta a coordenadora de Educação Física do Município, Vanderléia Pizzetti Nunes.
Além das aulas na escola, o xadrez é aplicado também de forma extracurricular. No Quintino Rizzieri, Quintino Dajori (estadual) e Maria Arlete Arlete Bitencourt Lodetti o núcleo funciona nas segundas e quartas-feiras. No Maria da Glória as aulas acontecem segundas, quintas e sextas-feiras. Na escola Paulo Rizzieri o projeto o projeto acontece nas quartas-feiras. Nas terças e quintas-feiras ocorre também na Fundação Municipal de Esport. Já na sexta-feira atinge as escolas Tranqüilo Pizzeti, Ângelo Zanelatto e Lúcia De Lucca.