logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Fernando Ribeiro [Criciúma EC]

Esportes | 08/03/2016 | 01:47

Seja bem-vinda ao futebol, tecnologia

Erik Borges - erik.borges@canalicara.com

Compartilhar:

Só quem já sentiu indignação ao ver seu time sendo injustiçado na partida sabe como a ausência de tecnologia de precisão em “lances capitais” têm influência. Injustiças já foram cometidas em copas do mundo, finais de campeonatos, etc. Mas, finalmente, a ala conservadora da Fifa cede espaço para a tecnologia fazer parte do esporte mais popular do planeta.

A partir deste ano, serão feitos testes com vídeos que auxiliarão os árbitros na tomada de decisão. A intenção é começar a utilizar já na Copa América de 2016, que será realizada nos Estados Unidos da América. A decisão é histórica e provoca bastante polêmica, pois há quem diga que o futebol perderá a emoção.

Porém, acredito que nenhum torcedor ficaria feliz ao ver seu time de coração perder uma final de campeonato em razão de um lance injusto: gol mal anulado, expulsão mal assinalada, impedimento explícito, simulação de agressão, etc. É aquele ditado popular: pimenta nos olhos alheios é refresco. Embora ferramentas tenham sido utilizadas, como: chip na bola, árbitros adicionais etc, erros grotescos são cometidos constantemente, inclusive em jogos decisivos.

Acredito que o uso de tecnologia seja apoiado pela maioria dos árbitros, porque eles são humanos e são suscetíveis a erros. Mas, muitas vezes o profissional de arbitragem é praticamente crucificado pelas críticas após um lance polêmico mal marcado. Além disso, acontecem as rotineiras críticas à CBF, Fifa, confederações Estaduais... Enfim, erros históricos teriam sido evitados pelo auxílio tecnológico, caso a resistência dos Coronéis da Fifa não fosse tão duradoura.

Mas nunca é tarde para aprimorar um esporte que lida diretamente com a emoção à flor da pele por parte do torcedor. Os jogadores mudam, os esquemas táticos se alternam, a dinâmica dos jogos se transforma, o perfil do torcedor muda, os regulamentos recebem alterações, então por que lutar contra o aprimoramento das decisões importantes tomadas durante uma partida? No futebol, ou em qualquer outro esporte, toda ferramenta que ajude a elucidar lances polêmicos é bem-vinda.