logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Política | 30/08/2010 | 10:18

“A política mudou”, considera Polakinho

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Ficha Limpa, fiscalização efetiva nas arrecadações e despesas, além de mudanças de discursos. A forma de se fazer campanha eleitoral está mudando. Içarense, de 80 anos, Bonifácio Espíndola Neto lembra ainda dos primeiros debates de televisão, na Bandeirantes: “era uma briga entre candidatos com a vitória de quem fosse mais agressivo”. A opinião de que a política mudou é também dividida pelo vereador André Mazzuchello Juscoski (PSDB), o Polakinho. Nesta segunda-feira, dia 30, ele ratificou a avaliação de que “a democracia está prevalecendo” em debate com a radialista Kelley Alves, no programa Mesa Redonda, da Rádio Cidadania Digital 104,9 FM.

“O povo não é mais aquele descrente. Atualmente, as pessoas cobram mesmo”, declara André. Uma das ferramentas que exemplificam este comportamento é o microblog Twitter. Após cada propaganda eleitoral gratuita, milhares de comentários são publicados. O espaço chegou a ser utilizado inclusive para o debate de projetos da campanha.

“Acho que daqui a dois anos isto vai ser muito mais forte”, já prepara-se o vereador sobre o uso da Internet nas próximas eleições. Na avaliação do economista, Jorge Antônio Marcelino, a relação com o eleitor mudou também na abordagem dos programas televisivos. “As propagandas são boas a medida de que se tornam cativantes”, avalia.

Ponto falho, André, Bonifácio e Jorge dividem o mesmo posicionamento sobre a distribuição do espaço midiático dos candidatos. Isto porque o modelo atual privilegia os partidos com a maior presença nos Legislativos, tanto estadual quanto federal. Ou seja, não dá oportunidade para os partidos nanicos crescerem. Neste aspecto, as coligações acentuam ainda mais a diferença no tempo de propaganda. “Estamos encaminhando-nos para um futuro político melhor, baseado em um novo modelo de informação”, acredita Jorge. “Faça a sua parte. Não seja mais um”, ainda alfineta ele sobre os eleitores e políticos que se corrompem neste processo.

MESA REDONDA: Acompanhe o programa toda segunda-feira, às 9h15, na Rádio Cidadania Digital 104,9 FM.