logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Política | 06/10/2024 | 08:00

Aberta a votação: içarenses vão às urnas em eleição municipal

Içara tem 43,6 mil eleitores aptos para participação neste domingo, dia 6

Redação

Compartilhar:

A definição dos representantes içarenses no Poder Legislativo e Poder Executivo Municipal já começou. Obrigatória a todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos, a votação aberta às 8h00 permitirá aos eleitores o exercício do direito de escolha até às 17h, quando os portões serão fechados em 37 locais de votação na cidade. Além de um documento com foto, como a Carteira Nacional de Habilitação, o aplicativo e-Título também pode ser utilizado para identificação na seção eleitoral.

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor relembre o local de votação e sua seção eleitoral com antecedência. Isso pode ser feito por meio do app e-Título, pelo site do TRE-SC, ou ainda pelo Disque-Eleitor (0800 647 3888). O número é, ao mesmo tempo, um canal de autoatendimento, uma central telefônica e um chatbot via WhatsApp. Não é permitido entrar na cabine com celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados.

Para não errar na hora do voto, o eleitor pode entrar com um lembrete em um pedaço de papel na cabine de votação. O primeiro voto a ser digitado na urna é para o cargo de vereador. Dos cinco dígitos, os dois primeiros correspondem ao partido e os três últimos identificam o candidato. O eleitor tem ainda a opção de votar em legenda, digitando apenas o número do partido e teclando “Confirma” logo em seguida. O segundo voto é para os cargos de prefeito e vice-prefeito. Para estes cargos, são apenas dois dígitos para identificar os dois candidatos, que concorrem em chapa única.

PREFERÊNCIA - A votação ocorre de acordo com a ordem de chegada na fila, observada a preferência absoluta garantida para pessoas com mais de 80 anos. Também possuem preferência sobre a ordem da fila os candidatos; juízes eleitorais e auxiliares em serviço; servidores da Justiça Eleitoral; promotores eleitorais; policiais militares em serviço; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes, lactantes e com crianças de colo; doadores de sangue; e pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, obesas, enfermas ou com transtorno do espectro autista.