logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Política | 23/12/2010 | 20:34

“Acima de tudo eu sou içarense”, diz Darlan

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

"Tenho que agradecer a Deus, minha família, além das pessoas que encontrei e que são de palavra", manifesta Darlan Carpes (PP) após eleito à Presidência da Câmara. A declaração do vereador é sobre a conquista almejada há dois mandatos, mas só conquistada na terceira vez que ocupou uma cadeira no Legislativo. Em entrevista ao Canal Içara após a votação na noite de quinta-feira, dia 23, Darlan citou como foco de gestão a união da Casa, incluindo servidores e os próprios vereadores. Mas, sobre a formação da direção da casa, por exemplo, não adiantou nada. Considerou prematuro falar sobre o assunto. Confira o bate-papo:

Conteúdo relacionado:
23/12/2010 » Líder do PP é eleito à Presidência da Câmara
15/10/2008 » Darlan quer a presidência da Câmara


Como fica a oposição com a sua posse?
Acima de tudo eu sou içarense. A minha postura todos já conhecem. Quando tem que criticar, eu critico. Quando tem que aplaudir, eu aplaudo. O meu objetivo é tentar trazer o máximo de projetos e benfeitorias ao Município.

A sua eleição sinaliza que vai dar casamento entre PP e PMDB?
Pela conjuntura que a gente tem a nível nacional e estadual, vimos uma tríplice aliança que ficou oito anos, então hoje em dia não se diz não. A aproximação pode existir. Está se acabando com aquela mentalidade de ser do MDB ou Arena. Acho que Içara tende a crescer muito. Com a emancipação do Rincão a cidade perderá arrecadação. Teremos que buscar alguma coisa na área do turismo e mais empresas. Acho que será normal no futuro falarmos numa coligação entre PP e PMDB.

A votação representa um apoio do prefeito Gentil Da Luz?
O prefeito respeitou um acordo feito lá atrás quando soube do acerto realizado já com Acirton Costa (PMDB).

Surpreendeu os nove votos?
O vereador Polaquinho [André Jucoski] foi um dos que sempre manteve a posição. O jure eu já tinha proximidade pelo futebol. Ele entendeu que chegou a minha hora. Fui três vezes vice. E, para assumir um ano foi difícil. Quero trabalhar e mostrar um diferencial. Tenho na minha cabeça que eu tenho que aproximar os funcionários. Sinto eles distantes da Mesa Diretora. Quero fazer uma aproximação dos vereadores também.

Alguma definição sobre a Direção da Câmara?
Vou sentar agora com o vereador Acirton, que bancou o meu nome. Temos um relacionamento muito bom. Devo 50% dessa eleição a ele. Mas, não há nada acertado.

O vereador Acirton havia manifestado o desejo de que André Jucoski assuma a Presidência em 2012. Isto já está acordado?
Existiam conversações com os nove vereadores. Houve vários acordos. Mas não confirmamos isto. Só digo que a política é muito dinâmica. De repente o vereador Acirton pode assumir uma secretaria. Ou o vereador Jurê. Vamos procurar concretizar os objetivos traçados e manter a unidade dos vereadores. Quero ter a maioria nos projetos de interesse do Município.

Na atual gestão da Câmara, o vereador Diego Vittorassi (PDT) não tem um assistente parlamentar por ter sido contrário a criação dos cargos. Você manterá o posicionamento de Acirton Costa sobre este assunto?
O vereador Acirton não deu assessor ao Diego porque ele foi contra, acabou indo para a rádio reclamar. Se ele mudar de posicionamento, claro que poderemos conversar. Ele é prematuro, um vereador novo...

Qual a análise que você faz destes dois primeiros anos da atual legislatura?
O trabalho do vereador Acirton foi excepcional. Hoje temos um espaço que podemos receber visitas. A Câmara realizou bastantes trabalhos na segurança pública, na infraestrutura. Se alguém falar mal da Câmara é porque não conhece o nosso trabalho. Tem vereadores que surpreenderam. Cito o Polaquinho.

Conquistada a Presidência, qual o seu próximo projeto político?
Muitos não acreditavam que eu não pudesse me eleger por três vezes, por três partidos diferentes. Talvez seria trocar de partido e me eleger a vereador mais uma vez. [risos] É prematuro eu dizer que buscarei ser vice-prefeito. Quem sabe isso pode acontecer. Mas este não é o meu objetivo agora.