logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Política | 23/12/2010 | 22:17

Acirton Costa avalia gestão da Câmara

Fernanda Zampoli - fernanda.zampoli@canalicara.com

Compartilhar:

A quase uma semana de deixar a Presidência, o vereador Acirton Costa (PMDB) faz um balanço das atividades do Legislativo ao longo da gestão frente à Câmara. Aos 52 anos, o peemedebista que disputou quatro eleições e também já foi encarregado de Obras da Prefeitura de Içara no Governo de Bado Pacheco, cumpre o segundo mandato e se diz surpreso, de forma positiva, com a nova safra de vereadores.

Entre as expectativas de Acirton para 2011 está atuação da nova Mesa Diretora e a possibilidade de rodízio entre os vereadores da base governista. Sem revelar nomes, tampouco cargos, Acirton afirma que as conversas estão bem encaminhadas para que alguns vereadores deixem a Câmara para ocuparem pastas no Governo de Gentil Da Luz. Após as festividades de final de ano, os correligionários se reúnem para definir a situação que deve começar a ser colocada em prática já em janeiro. Confira a entrevista concedida ao Canal Içara:

Quais foram as principais realizações da Câmara neste ano?
A construção da nossa sede, com certeza foi uma das nossas grandes conquistas. Estávamos num espaço muito reduzido, de 300 m², e fomos para um espaço de 1000 m², proporcionando melhor conforto para quem acompanha a sessão e um ambiente melhor para quem trabalha. Tivemos conquistas também em projetos, principalmente na área de segurança, que culminou com a conquista de seis câmeras de segurança para o ano que vem. Na infraestrutura também, nossas estradas estavam abandonadas e conseguimos até mexer no “cotovelo” (curva próxima ao acesso a Içara na BR 101, sentido Norte-Sul). Foram várias reuniões no Dnit. Foram mais de 40 reuniões com a comunidade. Enviamos 36 projetos para o Executivo, dos quais alguns ainda aguardamos resposta. Foi sem dúvida, um ano de muitas realizações.

Como foi o relacionamento com o Executivo?
Nos enviaram 126 projetos e rejeitamos apenas três. Foi um relacionamento harmônico. Fizemos algumas alterações em alguns projetos que não comprometeram o teor. Não barramos o trabalho da Prefeitura, sem contar que a maioria deles foi aprovada por unanimidade.

Como avalia a atuação dos demais vereadores?
Estou surpreso com esta legislatura. Foi uma das melhores safras, todos atuantes, questionadores e decisivos. Na minha avaliação, os que mais se destacaram, dos novos, foram o Polakinho [André Jucoski], Diego, Itamar e o próprio Fabinho, que ficou apenas três meses. Realmente tivemos também uma boa harmonia.

Qual a importância da realização das audiências públicas e reuniões com a comunidade?
Acho importante porque é o elo entre a Prefeitura e a comunidade. Muitas vezes as pessoas têm os problemas e não conseguem chegar a sua raiz. Nestes encontros temos a oportunidade de chamar os responsáveis de fato e tentar resolver os problemas.

O que gostaria de ter feito na Presidência e que não foi possível?
Na verdade, nada do que planejamos não conseguimos realizar. Não posso reclamar. Os vereadores me deram apoio total e integral. Só tenho a agradecer. Agora tem mais dois anos com a nova mesa para trabalharmos em conjunto, a 20 mãos como costumo dizer e como foi este ano. Os funcionários também foram fundamentais. Eles nos deram a base para tocar os trabalhos.

Quais as expectativas para o restante do mandato?
Vamos ter algumas discussões com o partido e o prefeito para ver as prioridades e verificar onde vamos trabalhar mais forte. Pode ser que saiam alguns vereadores para ocupar algumas pastas na Prefeitura e vamos ver os suplentes que entrarão.

Quem deve sair e quem deve entrar neste rodízio?
Ainda não podemos falar, mas as conversas já estão bem adiantadas. Após as festas de Natal e Ano Novo vamos nos reunir e é possível que assim que a nova mesa diretora começar os trabalhos em janeiro, já tenhamos novidades.