Política | 19/11/2012 | 06:48
Advogados escolhem novos dirigentes
Especial de Francieli Oliveira, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
Os advogados de todo o Brasil irão às urnas para eleger os seus representantes na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta segunda-feira, dia 19. Para a subseção de Criciúma concorrem a chapa “OAB Por Você”, situação à atual diretoria e oposição em Santa Catarina, e a chapa “OAB Mais”, oposição em Criciúma e situação no estado.
“O movimento ‘OAB Por Você’, criado na última eleição da Ordem para tirá-la da estagnação, cumpriu todas as suas promessas e foi aprovado pelos advogados. Desta forma, fizemos novas propostas para a próxima gestão com o respaldo de uma diretoria aprovada pelos advogados, que inseriu a OAB nas discussões da sociedade e defendeu incondicionalmente a advocacia”, acredita o candidato a presidente Luiz Fernando Michalak. A chapa tem como vice Fábio Jeremias.
“Nossas propostas foram construídas em conjunto com os advogados. Isso nos permitiu pensar em coisas inovadoras, como um escritório compartilhado que auxilie o advogado que ainda não possui espaço físico para atender seus clientes e o conselho de ex-advogados, ideia que surgiu a partir dos apoios que recebemos de quatro dos cinco ex-presidentes da OAB Criciúma”, completa Michalak.
Já na chapa de oposição concorre como presidente Sandro Sventnickas, e Katlyn Sônego Spillere como vice. “Nos últimos dias de campanha trabalhamos intensivamente, de modo a ampliar cada vez mais o número de apoiadores da chapa, bem como conseguir o maior número de votos hoje. Todos os integrantes da chapa, bem como os apoiadores, buscaram o contato com cerca de mil advogados eleitores que compõem a OAB subseção de Criciúma”, coloca Sventnickas. Entre as propostas da chapa estão a viabilização do projeto de construção da nova sede administrativa da OAB no Paço Municipal e o aprimoramento do atendimento ao advogado nos diversos órgãos policiais e penitenciários, defendendo a garantia das prerrogativas dos advogados no exercício da profissão.
O voto é obrigatório para todos os advogados. Os profissionais inscritos na OAB e que estão com o cadastro e a anuidade em dia devem comparecer à secretaria da subseção para eleger seus representantes. Duas urnas estarão disponíveis na sede da Ordem, em Criciúma, e o horário para votação é das 9h às 17h. A eleição da OAB é nacional, e serão escolhidas as diretorias de cada subseção regional e da seccional estadual.
O advogado-eleitor precisa apresentar a carteira da OAB ou um documento de identificação. Aqueles que não votarem estarão sujeitos a pagar multa equivalente ao valor de 20% da anuidade, no entanto, as justificativas de ausência devem ser encaminhadas por escrito até o dia 31 de janeiro de 2013. Na região de Criciúma a OAB conta com 1.108 eleitores, e o número de conselheiros a serem eleitos é de 19 titulares e 19 suplentes. Destes, cinco compõem a diretoria da subseção.
» ESPORTES: Tigre ascende à elite do futebol nacional
» SEGURANÇA: Araranguá é novo alvo da onda de terror