Política | 29/10/2012 | 21:14
Agentes pressionam e adiam PMAQ-AB
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A inclusão de Içara no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica foi retirada da pauta da Câmara Municipal de Içara nesta segunda-feira, dia 29. O adiamento do PMAQ-AB ocorreu pela pressão direta de equipes da Estratégia da Saúde da Família para a igualdade na concessão de prêmios. Isto porque o projeto atual diferencia categorias.
De acordo com a proposta de lei enviada pelo prefeito Gentil da Luz, a divisão dos recursos recebidos do PMAQ-AB seria de 32% para mobílias. A coordenação municipal ficaria com 1%. Ao apoio institucional (Nasf e coordenação de programas) seria 7%. Os enfermeiros ganhariam 10%. E os outros 50% ficariam divididos então entre médicos, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, dentistas, auxiliares de consultório dentário e agentes comunitários de saúde.
Conforme a agente comunitária do Presidente Vargas, Cristiane Teixeira, a reivindicação é que a divisão ocorra então com 30% da aplicação em mobília, 1% para a coordenação, 1% ao Nasf e o restante dividido de forma igual entre as categorias. O PMAQ-AB é uma forma de incentivo para o atendimento de qualidade. O prêmio é concedido quando as equipes de Estratégia de Saúde da Família conseguem ótimo ou bom desempenho em avaliação externa.