logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Política | 26/03/2012 | 07:57

Cartório Eleitoral fará ação no Rincão

Especial de Milena dos Santos, do Jornal do Rincão

Compartilhar:

O Cartório Eleitoral de Içara fará atendimentos no Balneário Rincão durante todo o próximo sábado, dia 31, das 9 às 17 horas. Os serviços acontecerão numa estrutura que estará montada no Centro de Capacitação Casa do Pescador, na Rua Maracajá, próximo a Lagoa do Jacaré. “Faremos inscrições de títulos, transferências, revisão e 2ª via, bem como regularizações e fornecimento de certidões eleitorais”, esclarece o chefe do cartório, Marcos Antônio da Silva Moraes.

De acordo com Marcos, cerca de 8 mil pessoas estão aptas a votar no novo município. Quem pretende exercer este direito, além de aproveitar o próximo fim de semana, poderá ir ao cartório até o dia 9 de maio para realizar o serviço que deseja. Do contrário, será penalizado com uma série de restrições.

“Quem estiver com o título cancelado e não regularizar até a data limite, vai aumentar as penas de multas, sem contar que o título cancelado impede a pessoa de tirar passaporte, assuma vagas provenientes de concursos públicos, se matricule em universidades, retire diplomas universitários, regularize CPF e até mesmo arrumar empregos”, destaca.

Muitas pessoas só procuram pelos serviços quando realmente estão precisando. “Às vezes as pessoas têm pendências com a justiça eleitoral e nem sabem. Para saber se está irregular basta acessar a página do TRE (www.tre-sc.gov.br) ou comparecer no Cartório Eleitoral”, lembra Marcos. “Quem já completou 16 anos e for completar 16 até o dia das eleições (7/10), pode fazer o documento eleitoral também. Está previsto em lei e só pode ser feito em anos eleitorais”, completa.

Para esclarecer a situação para a população o chefe do Cartório Eleitoral destaca um fato que ocorreu nas ultimas eleições municipais. “Em 2008 teve candidato que dois ou três dias antes de encerrar o prazo de registro de candidatura esteve aqui (no Cartório Eleitoral), para regularizar sua situação para poder se candidatar”, ressalta.