Lucas Lemos [Canal Içara]
Política | 02/12/2020 | 11:06
Cobrança da taxa de lixo poderá ser desvinculada da fatura da Casan
Continuidade depende de um novo acordo com a empresa durante a transição de governo
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
A cobrança da taxa de coleta dos resíduos em Içara poderá não ser mais vinculada a fatura da Casan a partir de 2021. O acordo entre o Município e a concessionária estadual de água e esgoto encerra no dia 31 de dezembro deste ano. Por isso, a continuidade dependerá ainda de um novo contrato, por ora, sem negociação oficial.
Em outras cidades, a companhia já rompeu o uso da fatura para a tarifa de lixo e nestes casos uma opção adotada pelas administrações municipais foi a inclusão no Imposto Predial e Territorial Urbano. Contudo, esse tipo de mudança significaria a redução na quantidade de parcelas possíveis sem a diminuição do valor cobrado.
“A Casan aponta que a taxa de lixo é uma cobrança secundária, que não pode ser obrigatória aos consumidores de água e esgoto. Conseguimos manter por meio de um acordo judicial”, indica o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB). “O lançamento do IPTU deve ser realizado ainda pela atual administração”, alerta sobre um dos temas que devem ser tratados na transição de governo.