logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Política | 01/04/2011 | 08:06

Comissão do Rincão tenta audiência no TRE

Especial de Fernanda Zampoli, do Jornal Gazeta

Compartilhar:

Até o início da semana a Comissão de Acompanhamento de Transição do Novo Município do Rincão deve ir ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para fazer o cadastramento do Rincão como município. A intenção, conforme o integrante do grupo, Naelti Viana, é agilizar os pedidos para novos títulos eleitorais. “Não sabemos ainda se serão feitos recadastramentos dos eleitores que moram no Rincão ou se será automático. Hoje se a pessoa fizer um título, faz como morador de Içara, então com o reconhecimento junto ao TRE abrirá nova Zona Eleitoral e novos títulos já serão feitos pelo Rincão. Essa audiência é para informar como será feito”, enfatizou.

Conteúdo relacionado:
Especiais » Confira outras notícias sobre a emancipação do Rincão


Já na próxima terça-feira, dia05, está agendada uma reunião com o prefeito Gentil da Luz. Na pauta, o pedido para o cumprimento de uma Lei Complementar nº 135, de 11 de janeiro de 1995, da Constituição Estadual, que prevê a contabilidade, assim como administração separadas para o novo município. “Toda a contabilidade do Rincão, recursos, receitas, despesas e a própria administração devem ser feitas em separado com Içara. Deveria estar fazendo desde o ano passado, mas ainda não fez”, afirmou.

O próximo passo após a audiência no TRE e o encontro com o prefeito Gentil da Luz, será uma reunião com o presidente da Assembléia Legislativa, Gelson Merísio, para que o deputado faça o ofício de expedição do Rincão como município em órgãos oficiais, como o IBGE. “Precisamos que o Rincão seja reconhecido neste órgão e em outros”, salientou.

Na Lei de criação do Município do Rincão, conforme Naelti Viana, já existe toda a delimitação territorial. O integrante da comissão, inclusive, já dispõe de um mapa do novo município. As limitações territoriais estão assim compostas: Ao Norte, o Rincão faz divisa com Jaguaruna, através do Rio Urussanga. No Sul a divisa é com Araranguá, na comunidade de Barra Velha. Ao Leste, o limite é o Oceano Atlântico. E, Oeste, com Içara, exatamente em Lombas Pedreiras (bem no alto do morro). Já na área dos lagos, será de domínio do Rincão: Lagoa de Urussanga Velha, Lagoa do Faxinal, Freitas, Esteves, Rincão, Jacaré e 30% da Lagoa Mãe Luzia - os outros 70% são de Araranguá.

O Rincão possui hoje 15 mil habitantes e 7,4 mil eleitores. Há ainda mais de 10 mil imóveis de proprietários de outras cidades, o que cria um campo de batalha entre os partidos que pretendem se lançar ao pleito. “O Rincão tem uma peculiaridade. Quem tem casa no Rincão e mora em Criciúma poderá escolher, legalmente, o domicílio eleitoral. Será um trabalho individual dos partidos. Cada um vai trabalhar em cima dos que tem interesse de vir pra cá”, sublinhou.


Outros destaques da edição 397 do Jornal Gazeta:

» ECONOMIA: Diretoria da CDL promete mais ações
 
» GERAL: A despedida de Nereu Guidi