André Dal Pont [Câmara Municipal]
Política | 21/12/2022 | 11:33
Construção de sede legislativa será meta de novo presidente
Vereador Max Luiz (PL) coloca como prioridades também a resolução de problemas do município e a votação do Plano Diretor
Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Compartilhar:
Após dois anos sob o comando de Itamar Oloyde da Silva (Progressistas), a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Içara tem nova composição para o biênio 2023/2024, com a presidência de Max Luiz (PL). O novo presidente ainda não tomou posse, mas já elencou as prioridades que serão defendidas a partir de janeiro.
A Mesa Diretoria tem a primeira vice-presidência de Pedro Mazzuchetti (MDB), segunda vice-presidência de Adilson Bertan (PP), primeira secretaria de Moacyr Francisco, o Cisquinho (PSD), e segunda secretaria de André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB).
“Queremos fazer um mandato com sabedoria, trazendo os problemas de Içara para a discussão na Câmara, para que juntos possamos encontrar soluções. Não se pode esperar que o Executivo resolva tudo sozinho. Essa é uma das bandeiras que vamos levantar, mas também temos outras”, antecipa Max.
Entre essas prioridades está a retomada do debate em torno do Plano Diretor. “Temos uma boa visão do plano como está e vamos procurar resolver essa questão neste biênio”, aponta o novo presidente. Em julho do ano passado, o projeto original do Plano Diretor e 33 emendas apresentadas no Poder Legislativo estiveram sob consulta popular. No mês seguinte, o texto retornou ao Executivo para adequação devido às alterações e ajustes no mapa sugeridos.
Em novembro de 2021, ocorreu a licitação para a contratação do serviço de assessoria para finalização do projeto de lei. De acordo com a prefeita Dalvania Cardoso, a redação da nova legislação está em fase de revisão e a perspectiva é de que o texto seja encaminhado à Câmara até fevereiro, quando serão retomadas as sessões após o recesso do Legislativo.
Sede própria
Entre as principais bandeiras citadas por Max Luiz está também a construção da sede própria do Legislativo, processo que acabou paralisado devido à pandemia. Em 2020, a Câmara destinou via emenda R$ 1,3 milhão para a Secretaria Municipal de Saúde, a fim de contribuir no enfrentamento à covid. O valor seria usado na compra do imóvel. “Assim que assumirmos, vamos ver como está esse projeto, porque a nova sede é muito importante para o município”, considera.
Alianças
Vereador de primeiro mandato, o novo presidente da Câmara nunca havia se candidatado a um cargo eletivo e acabou conseguindo uma vaga com a menor votação entre os 15 eleitos – foram 529 votos, enquanto Geraldo Baldissera (MDB), o mais bem votado, levou 1.428.
Ele entende que o resultado das urnas nas eleições deste ano valorizou o Partido Liberal, gerando força para tirar do papel projetos pleiteados há anos pelos içarenses, dentre os quais, a duplicação da Rodovia Paulino Búrigo. “A (agora) deputada federal Júlia Zanatta foi muito importante nessa conjuntura para a minha eleição. Com certeza ela será uma deputada muito atuante e isso será importante para Içara também, assim como o governador Jorginho Mello”, avalia Max Luiz.
A ordem de serviço para o início da obra, no trecho de pouco mais de 2,5 quilômetros entre a BR-101 e a comunidade de Vila São José, foi assinada em novembro, mas a licitação para a segunda etapa ainda não ocorreu. “Vamos apoiar tudo o que for bom para o município. No caso da duplicação da SC-445, o projeto precisa ser bem feito, para não prejudicar os comerciantes estabelecidos às margens da rodovia”, defende o vereador.