Política | 01/04/2013 | 07:13
Décio faz mistério sobre secretariado
Especial de Daniela Soares, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
Com música e barraquinhas variadas, uma verdadeira festa foi montada no calçadão do Balneário Rincão para oficializar o primeiro mandato do novo município. O momento histórico foi aberto por um pastor da Assembleia de Deus, que intercedeu por sabedoria e força para o prefeito Décio Góes (PT) e o vice Olírio José Lino (PSD). Lideranças locais e estaduais prestigiaram a posse, além de centenas de eleitores, que em diversas ocasiões aclamaram os gestores com palmas.
“Hoje não é somente uma solenidade de novos gestores, é o primeiro passo da concretização do sonho de poder contribuir para uma cidade melhor”, mencionou Olírio. “Essa conquista só foi possível porque vocês nos deram força e coragem para continuar”, salientou. Como desafios iniciais, ele elencou a reestruturação física e de estima do mais novo município da Região Carbonífera.
“Pode-se dizer que somos um povo em franca expansão”, considerou Décio. Para administrar o Rincão, o petista mencionou que o intento despertou há quatro anos, se desenvolvendo e ganhando apoio até sua materialização efetiva nas urnas. “Estamos amadurecidos para um novo tempo. Temos a mais plena consciência das expectativas do povo”, disse, pedindo paciência e compreensão aos eleitores diante de tanto trabalho a ser empreendido.
O desenvolvimento sustentável será o objetivo central da gestão, conforme o prefeito, sanando as carências econômicas, sociais e estruturais. “Nossa responsabilidade é fazer um governo transparente, em que as pessoas terão espaço para participar. Que Deus nos dê força e sabedoria necessárias para fazer um governo com justiça”, acrescentou.
Segundo Décio, os primeiros atos como gestor municipal se concentram em atender as prioridades à população. Para tal, será criado o Plano dos 100 Dias, pacote que compreenderá ações como regularização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. Já a respeito do secretariado, o prefeito afirmou que as definições começaram no decorrer da semana. “Hoje as estrelas são o Décio e o Lino”, emendou. “Acredito que estamos deixando a cidade como deveria ser. Estivemos conversando bastante”, disse o ex-prefeito interino Charles Oscar da Rosa. Segundo ele, o caixa do município está com mais de R$ 3 milhões em recursos.
Graduado em Arquitetura e Urbanismo, Décio exerce a profissão em paralelo às atividades políticas. É filiado ao PT desde 1988, tendo sido prefeito de Criciúma nas legislaturas de 2000 e 2004. Já em 2006, foi eleito deputado estadual, atuando como presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, vice-presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, membro da Comissão de Tributação e Finanças e presidente do Fórum Parlamentar Ítalo-Brasileiro. Consagrou-se vitorioso à prefeitura do Rincão em outubro de 2012, repetindo a conquista na eleição suplementar, realizada em março. Décio é casado com Mariza Gyrão Góes, pai de três filhos.
Já Lino, iniciou sua carreira política nos anos 80, filiando-se ao PP. Em 1995, foi nomeado como primeiro subprefeito do distrito do Balneário Rincão, função exercida por 11 meses. Como vereador, atuou de 1997 a 2000. Por convite do governador Raimundo Colombo, migrou em 2011 para o PSD, permanecendo até hoje. Profissionalmente, ele acumula 46 anos de vida empresarial. O vice-prefeito é casado com Sara Giassi Lino e é pai de quatro filhos.