Marcelo Camargo [Agência Brasil]
Política | 31/08/2016 | 14:11
Dilma poderá assumir funções públicas
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Apesar do impeachment em consequência de pedaladas fiscais, Dilma Rousseff (PT) poderá exercer funções públicas. A decisão foi tomada separadamente com a manifestação favorável à restrição de 42 senadores na tarde desta quarta-feira, dia 31. Todavia, o número não atingiu dois terços necessários, pois outros 36 votaram contra e houve também três abstenções.
A fase final de julgamento começou na última quinta-feira. Desde então puderam se manifestar a própria representada, além de senadores, testemunhas e os advogados das duas partes. O processo de impeachment por crime de responsabilidade fiscal está em tramitação desde dezembro do ano relativo às denúncias, 2015.
A presidente foi afastada pela edição de três decretos de crédito suplementares sem a autorização do Legislativo e em desacordo com a meta fiscal da época. As operações conhecidas como pedaladas fiscais ficaram caracterizadas por atrasos no repasse de recursos aos bancos públicos responsáveis pelo pagamento de benefícios como o Plano Safra.