logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Política | 17/10/2012 | 16:14

Eleitos montam equipe de transição

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

A equipe no novo prefeito já está em preparação e a transição do governo municipal deve começar ainda neste mês. O processo terá o envolvimento direto do procurador Walterney Réus. Além disso, outras duas oficializações são esperadas até o final da semana. “Já realizamos o convite para a Secretaria de Administração e de Finanças, mas falta a confirmação”, relata o futuro prefeito, Murialdo Canto Gastaldon.

“Tendo a equipe formada, iniciaremos a transição. Isto será complexo pela situação da cidade e ainda agravado pela emancipação. Precisaremos tratar, por exemplo, do quadro funcional. Pelo que conversamos com os servidores, a maioria deverá ficar em Içara. Aqui já há um plano de carreira e uma série de conquistas. Hoje são 1,6 mil servidores, sendo 800 de carreira. Não está descartada por isso a possibilidade de haver a demissão incentivada”, acrescenta.

Sobre a distribuição de secretarias, a intenção é fechar a composição até o final do mês para que o grupo construa um detalhamento do plano de governo. Alguns nomes serão repetidos como o de Walterney. É o caso também do subsecretário de Políticas Públicas sobre Drogas, Eloir Borges. “A partir da equipe de transição, vamos detalhar o município e criar um perfil. No geral, todos terão que ser ficha limpa, estar preparados para a função, compromissados com renovação para uma administração moderna e eficiente, baseada na tecnologia da informação, transparência e popularidade”, aponta Murialdo.

Quanto a Sandro Giassi Serafim, o próprio vice considera que a melhor opção será participar do governo sem a titularidade de uma pasta. “Temos que nos unir. Não adianta eu assumir uma secretaria. Se tivermos os dois na administração será muito melhor”, argumenta. “Ele é sócio do poder (...) Podemos ter divergências e desentendimentos, mas este é um problema nosso. Vamos estar juntos até dezembro de 2016”, coloca Murialdo.

PRIORIDADES – “O Hospital São Donato é prioridade. O município tem que saber que é de sua responsabilidade o Pronto Socorro. A nossa meta é levar a Unidade de Pronto Atendimento para dentro do HSD e trabalhar para que os leitos da Unidade de Terapia Intensiva possam funcionar”, coloca Murialdo. Também queremos trabalhar pela pavimentação e ampliação das creches.

SAMAE – “O modelo de Samae não deu certo. Foi muita corrupção e o que era para se fazer, não foi feito. Muitos bairros de Içara não tem água. Não vivemos no agreste, num semiárido. Consideramos que a melhoria passa naturalmente por uma gestão compartilhada. O Município está com a capacidade de endividamento comprometida e será preciso de dinheiro para outros investimentos também”, coloca o prefeito eleito.

CÂMARA – Murialdo aponta a preferência pelo PMDB na Presidência da Casa Legislativa. Mas, não defende nomes. “Esta é uma escolha que o partido deverá fazer”, aponta. O projeto tratado até agora é para que os peemedebistas fiquem três anos no comando da Câmara e o PT complete o mandato.