Política | 11/02/2009 | 13:45
Ex-Afasi farão manifestação
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Entre os 180 ex-servidores da Associação Feminina de Assistência Social de Içara (Afasi), menos de 30 apareceram ao encontro programado para a tarde desta quarta-feira, dia 11. A assembléia foi realizada no auditório da Cooperaliança, com o Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional (Senalba), entidade que representatividade a categoria de profissionais demitidos.
Acesse:
» Terezinha não dará baixa nas CTPS
» Primeira dama renuncia Afasi
» Servidores ficam sem pagamento
Além de toda a movimentação já realizada pela comissão de ex-funcionáios, o Senalba também pediu à justiça a integralização dos direitos conquistados pelo sindicado nos últimos cinco anos. Isto significa que os colaboradores da Afasi poderão ter direito a reajuste salarial, calculado sempre em outubro, 1% de anuênio e férias sobre 40% do valor do pagamento mensal.
Porém, a ação coletiva do sindicato gera um possível problema. Caso o juiz considere o débito de forma geral, a dívida trabalhista resultará em um precatório. Com isso, irá demorar para ser paga. Se os ex-servidores entrarem com ações individuais, o recebimento ficará mais fácil, dependendo dos valores que estiverem em atraso.
Independente de que forma a justiça for acionada para garantir os direitos dos trabalhadores, os profissionais da entidade assistencial de Içara estão convocados para, no próximo dia 16, ir para a Câmara de Vereadores. No legislativo, os vereadores serão pressionados para reprovar o projeto que modifica a Requisição de Pequeno Valor (RPV). A manutenção do atual índice é fundamental para que os débitos sejam quitados com mais rapidez.
Além de passeata, a manifestação terá faixas e cartazes com mensagens para cada vereador eleito. Um carro de som também dará apoio ao movimento. E, caso o pagamento referente a dezembro e o 13º não seja efetuado no dia 20, o mesmo protesto será realizado no Paço Municipal.