Política | 23/09/2021 | 20:59
Famílias de baixa renda poderão ter auxílio para reforma de moradias
Benefício será limitado a três salários mínimos por beneficiário
Redação | com a colaboração de André Dal Pont, da Câmara Municipal
Compartilhar:
Famílias de baixa renda de Içara poderão contar com auxílio para reforma das moradias por meio do Projeto João de Barro. A proposta de lei de autoria do Poder Executivo já passou em votação final na Câmara Municipal e segue de volta à Prefeitura para ser sancionada.
O texto prevê a concessão de itens de construção, recursos financeiros para aquisição de materiais ou ainda o auxílio ao transporte das casas para colocação dentro da jurisdição do município. O projeto será desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, Habitação Trabalho e Renda, por meio de dotação orçamentária própria, doações, convênios com entidades governamentais ou instituições.
A concessão dos materiais de construção será limitada a três salários mínimos para cada família contemplada, com exceção de um sinistro (incêndio, vendaval, etc), hipótese que os valores poderão ser de acordo com a necessidade com base em laudo técnico. A mão-de-obra será de responsabilidade dos beneficiários, que precisarão realizar o cadastro, além de residir no município há pelo menos dois anos; possuir renda familiar de até três salários mínimos; não ser proprietário de outro imóvel e ser inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
A concessão do benefício ainda dependerá de análise e parecer técnico social a ser efetuado pela Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda do Município. Terão prioridade ao benefício, famílias com crianças, idosos ou pessoas com deficiência devidamente comprovada com laudo médico. O Projeto João de Barro vigorará a partir de 2022, devendo constar no Plano Plurianual e demais instrumentos de planejamento da Administração.