logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Política | 17/02/2012 | 02:30

Ficha Limpa pode mudar eleição de Içara

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

A validade da Ficha Limpa ratificada pelo Supremo Tribunal Federal no caso de sentenças proferidas por colegiado atinge diretamente o prefeito Gentil Da Luz (PMDB) e o vice-prefeito José Zanolli (PSD). Isto porque ambos tiveram a cassação mantida no Tribunal Regional Eleitoral no Recurso contra a expedição do diploma (Rced). O cenário atual aponta que uma possível reversão dependeria do julgamento do processo deles no Tribunal Superior Eleitoral.

Conteúdo relacionado:
17/02/2012 » STF define detalhes da Ficha Limpa
24/03/2011 » Ficha Limpa somente em 2012


Ainda que liberados no TSE, Gentil e Zé ficariam atentos também a cassação em primeira instância manifestada em outro processo. Eles dependem ainda da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo. A matéria aparece atualmente em segunda instância, em Florianópolis, onde será votada então por um colegiado e a decisão terá peso direto na Ficha Limpa.

Conforme a advogada especializada em direito administrativo e integrante da defesa dos mandatários de Içara, Katherine Schreiner, a manifestação do STF amplia o interesse nos julgamentos pendentes. “Temos ainda mais pressa agora. Acredito que todas as matérias sejam analisadas antes das convenções municipais”, avalia.

Também em Içara, a Ficha Limpa atrai a atenção do vereador Darlan Carpes (PP). Condenado criminalmente em primeira instância por causa do escândalo das cédulas, ele ainda não tem a candidatura ameaçada. Mas, se for mantida a decisão em segunda instância será afetado diretamente e não poderá disputar o pleito de 2012.