Lucas Lemos [Canal Içara]
Política | 17/04/2016 | 23:47
Impeachment avança mais uma etapa
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Dos 342 votos para a continuidade do processo de impeachment contra Dilma Rousseff, a oposição conseguiu 367. Outros 137 deputados federais se manifestaram contra o encaminhamento da matéria ao Senado e sete se abstiveram. O fechamento do placar ocorreu após mais de 9h neste domingo, dia 17. A votação sucedeu a sessão mais longa da história com aproximadamente 42h entre sexta-feira e sábado.
Se for acolhido no Senado, a presidente será afastada por 180 dias para o julgamento sob o comando do Supremo Tribunal Federal. A condenação dependerá ainda de 54 dos 81 senadores. Além de perder o mandato, Dilma ficaria também inelegível por oito anos e o mandato passaria a vice Michel Temer (PMDB), contudo, também alvo deste mesmo tipo de processo.
O acolhimento inicial do pedido de impeachment ocorreu em 2 de dezembro de 2015 após a denúncia de crime de responsabilidade fiscal. O processo é embasado nas pedaladas fiscais ocasionadas pelo atraso dos repasses a bancos públicos para o cumprimento parcial das metas orçamentárias, além da realização de créditos suplementares por decretos sem a autorização do Congresso Nacional.