Política | 28/02/2013 | 09:29
Jairo detalha propostas para o Rincão
Especial de Francieli Oliveira, do Jornal da Manhã
Compartilhar:
No próximo domingo será escolhido o primeiro prefeito eleito para o Balneário Rincão. Assim como em Criciúma, a Justiça Eleitoral determinou novas eleições. A partir de 2013, o Rincão se tornou efetivamente município, e o primeiro administrador tem como uma das obrigações realizar o desenvolvimento com políticas públicas que melhore a qualidade de vida dos moradores e turistas.
O Jornal da Manhã traz na edição desta quinta-feira, dia 28, uma entrevista com o candidato Jairo Celoy Custódio (PMDB), acompanhado do vice Naelti Vianna (PP). Os candidatos relatam suas propostas para melhorar a vida dos rinconenses. Com o dia da votação se aproximando, o ritmo de campanha fica mais intenso. “Nesta reta final continuamos trabalhando forte, fazendo as visitas, as reuniões, estamos mantendo contato com os eleitores”, coloca Jairo.
SAÚDE - Entre as prioridades, a área da saúde é apontada como a principal. “Vamos tomar atitudes imediatas em relação à saúde”, ressalta Naelti. Entre as primeiras ações está a implantação de uma unidade de atendimento 24 horas. “Também vamos investir em um centro de especialidades, com médicos e profissionais capacitados para atender diversas áreas”, lembra Jairo. A informatização em todos os postos de saúde é outra proposta, além da implantação de postos de saúde em comunidades do município que ainda não possuem um local para o atendimento. Naelti explica que, devido à nova eleição, não houve um processo de transição adequado e Içara, como município-mãe, continua na gestão da saúde e educação, por meio de um termo de cooperação. “Vamos dar uma atenção especial para a saúde, até mesmo porque é isso que o povo está pedindo”, completa Jairo.
EDUCAÇÃO - Para a educação, uma das prioridades são as creches, para que as mães possam trabalhar deixando os filhos em um lugar seguro. “Vamos fazer com que as creches atendam em tempo integral e durante o ano todo. O período de maior oferta de emprego no município é durante a temporada de verão e nesse período as creches estão fechadas, isso não pode continuar”, projeta o candidato do PMDB. A educação em tempo integral é outra proposta da coligação. “Vamos iniciar pelas primeiras e segundas séries do ensino fundamental”, afirma Jairo. A intenção é no contraturno oferecer atividades esportivas, recreativas, de lazer e cultural. Outra proposta é definir com as instituições de ensino superior da região a implantação de cursos universitários e profissionalizantes que tenham ligação com a vocação do município, como nos setores de turismo, hotelaria, gastronomia e serviços.
SEGURANÇA - Assim como os demais municípios brasileiros, o Balneário Rincão também enfrenta problemas com a segurança. Apesar, de grande parte da responsabilidade ficar com o Governo do Estado, o novo prefeito pode tomar atitudes que contribuam com a diminuição dos crimes. “Como prefeito, vou trabalhar junto ao Estado para fortalecer o efetivo, vamos fortalecer o Conseg e a implantação de programas, como a educação em tempo integral, assistentes sociais nas localidades contribuem para a diminuição da violência”, relata Jairo. A implantação da Guarda Municipal também faz parte das propostas de Jairo e Naelti. “Também vamos fazer parcerias com os guardas privados, eles possuem conhecimento e podem nos repassar informações”, explica o candidato. Naelti destaca que as igrejas também podem contribuir nesse quesito, principalmente em relação ao combate do consumo de drogas. “Vamos também trabalhar campanhas e criar uma secretaria de Assistência Social muito forte”, salienta Naelti.
ECONOMIA E TURISMO - “Inicialmente vamos trabalhar o fortalecimento do nosso comércio, atrair empresas não poluidoras para gerar mais emprego”, enfatiza Jairo. Para o turismo a intenção é criar uma agenda de eventos para movimentar o novo município o ano inteiro. “Vamos valorizar os nossos espaços naturais, nós temos sete lagoas, campings e o próprio mar, vamos divulgar nossas belezas naturais e atrair empreendedores no ramo da hotelaria”, lembra Jairo. Para receber bem os turistas é preciso melhorar também a infraestrutura. Entre os projetos está a urbanização da beira-mar. “Vamos respeitar o meio ambiente, elaborando um projeto ecológico”, relata Jairo. A revitalização da avenida Leoberto Leal também faz parte dos planos. Para facilitar o deslocamento dentro do município, o projeto é a construção de um terminal rodoviário com a implantação de linhas de ônibus interligando as comunidades. Para que as mulheres dos pescadores locais, possam vender seus artesanatos a proposta apresentada por Jairo é a criação da Casa do Artesão.
» ESPORTES: Criciúma mira Diogo e Lúcio Maranhão
» SEGURANÇA: Progresso e Cristo Redentor ganham mais policiamento